Topo

Ennio Morricone dá nome ao maior complexo musical de Roma

Ennio Morricone durante apresentação em Milão, na Itália - Luca Bruno/AP Photo
Ennio Morricone durante apresentação em Milão, na Itália Imagem: Luca Bruno/AP Photo

Em Roma (Itália)

17/07/2020 11h26

Em uma sessão extraordinária que contou com uma cerimônia solene, a Assembleia de Roma aprovou por unanimidade o projeto de renomear o Auditorium Parco della Musica para Auditorium Ennio Morricone.

Assim, a sessão de hoje serviu para homenagear o compositor e maestro italiano que faleceu no dia 6 de julho aos 91 anos. Também estavam presentes a família de Morricone e o advogado e amigo Giorgio Assuma. Um dos filhos dele, Marco, destacou aos presentes sua emoção da homenagem já que o pai considerava que o Auditorium "como sua casa" e agradeceu aos políticos "pela espontaneidade e pela velocidade" da honraria.

Participaram também alguns dos expoentes do cinema e das artes italianas, como o diretor e amigo do maestro romano, Giuseppe Tornatore, que ressaltou o "grande privilégio" de ter conhecido e trabalhado com Morricone, e a Orquestra de Santa Cecília, que abriu a sessão tocando "Deborah's Theme", do filme "Era uma Vez na América" (1984).

"Hoje estamos celebrando uma pessoa de grande valor humano e artístico que merece que Roma continue a lembrá-lo dignamente por tudo aquilo que ele deixou e que ficará na nossa memória. Estou feliz que essa amável homenagem seja compartilhada com os cidadãos", disse a prefeita da cidade, Virginia Raggi, ao abrir a sessão legislativa.

Raggi lembrou que "até os seus últimos concertos" ficaram lotados tanto na Itália como em outros países e que "Morricone era admirado na sua cidade, mas a sua popularidade foi muito além das fronteiras" italianas.

"Uma popularidade que poucos tiveram igual. Para ele, o mundo todo fez homenagens seja no mundo do espetáculo, da cultura ou da política. Foram sentimentos sinceros porque poucos como Morricone souberam emocionar e comover em um sentimento que atravessou gerações. Todos nós temos recordações inesquecíveis, centenas de composições que poderemos escutar no auditório que levará o seu nome", finalizou.

O presidente da Assembleia, Marcello De Vito, ressaltou que a aprovação do projeto de maneira rápida foi possível porque "houve uma ação unânime de todas as forças políticas para esse ato necessário e indispensável".

O agora Auditorium Ennio Morricone é o maior complexo musical de Roma, com três salas de concertos e apresentações para os mais diversos tipos de atividades culturais. Ele foi projetado pelo renomado arquiteto Renzo Pieno e inaugurado em 2002.