Topo

Ladrões de moeda de ouro de 100 kg pegam quatro anos de prisão em Berlim

20.02.2020 - Ladrões de moeda de ouro gigante escondem o rosto durante sentenciamento em Berlim - DPA/Picture Alliance via Getty Images
20.02.2020 - Ladrões de moeda de ouro gigante escondem o rosto durante sentenciamento em Berlim Imagem: DPA/Picture Alliance via Getty Images

De Berlim

20/02/2020 11h17

Um tribunal de Berlim condenou, nesta quinta-feira, os autores do roubo de uma moeda de ouro de 100 kg em um museu da capital alemã, ocorrido em 2017.

Os dois homens, de 21 e 23 anos, conhecidos por seus vínculos com o crime organizado, foram condenados em primeira instância a quatro anos e seis meses de prisão, anunciou o tribunal regional de Berlim.

Ahmed e seu irmão Wayci entraram na noite de 27 de março de 2017, com a ajuda de uma escada, no museu Bode, no centro da cidade, com o objetivo de roubar uma moeda de ouro maciço avaliada em 3,75 milhões de euros (quase R$ 18 milhões).

Um segurança do museu, que forneceu informações sobre o sistema de alarme aos ladrões, foi condenado a três anos e quatro meses de prisão. Uma quarta pessoa, suspeita de participação no roubo, foi absolvida.

Conhecida como "Big Maple Leaf", a moeda canadense de ouro tem uma efígie da rainha Elizabeth 2ª e é considerada a segunda maior do mundo, atrás apenas de uma moeda australiana que pesa uma tonelada, criada em 2012.

A moeda de Berlim nunca foi encontrada. Os investigadores acreditam que foi derretida e o ouro revendido ou enviado ao exterior. De acordo com a imprensa alemã, existem apenas cinco exemplares desta moeda no mundo.