Morre Gene Reynolds, co-criador da série MASH
Gene Reynolds, co-criador da série de televisão "MASH", morreu aos 96 anos, informou ontem a associação de diretores de Hollywood.
O veterano diretor e produtor supervisionou o piloto de 1972 da série de sucesso sobre a Guerra da Coreia, pelo qual conquistaria três de seus seis prêmios Emmy, principal reconhecimento da televisão americana.
O programa, que contava as aventuras de um grupo de médicos militares em meio a uma guerra, é uma das séries mais populares da TV, sendo que o último episódio, em 1983, bateu recorde de audiência com 105 milhões de espectadores.
Reynolds também co-criou a série "Lou Grant", um spin-off de "The Mary Tyler Moore Show", que foi ao ar entre 1977 e 1982.
Nascido em Cleveland, Ohio em 1923, começou sua carreira como ator infantil aos 10 anos, quando sua família se mudou para Los Angeles.
Depois de servir na Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial, ele apareceu em episódios de "O Cavaleiro Solitário" ("The Lone Ranger", 1949 a 1957) e "I Love Lucy" (1951 a 1957).
Como diretor, roteirista e produtor, foi indicado para um total de 24 Emmys e também ganhou três prêmios de Directors Guild of America (DGA), entidade da qual foi presidente nos anos 1990.