Topo

Star Wars: astros originais falam sobre conclusão da saga 42 anos depois

Outro destaque da festa foi Billy Dee Williams, que no novo Star Wars retoma o papel de Lando Calrissian - KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Outro destaque da festa foi Billy Dee Williams, que no novo Star Wars retoma o papel de Lando Calrissian Imagem: KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

De Los Angeles

18/12/2019 06h08

A Força esteve com eles durante 42 anos: os astros veteranos de Star Wars se reúnem para o fim da lendária história criada por George Lucas em 1977, com a inesperada e comovente presença da princesa Leia.

Embora outros filmes da franquia Star Wars estejam programados, A Ascensão Skywalker, que estreia esta semana em todo o mundo, será uma espécie de despedida para toda uma geração. E para Anthony Daniels, que interpretou o droide C-3PO desde o início, e Billy Dee Williams, que interpreta Lando Calrissian, este nono e último episódio da saga Skywalker é uma espécie de canto do cisne.

E também é o último filme de Carrie Fisher - que faleceu aos 60 anos no fim de 2016 - no papel que a lançou para a fama: o da aguerrida princesa Leia Organa.

Graças a um inovador reaproveitamento de cenas filmadas para os longas-metragens anteriores da mais recente trilogia, Fisher permanece no centro da produção, três anos após sua morte.

"A ideia de continuar a história sem Leia não era uma possibilidade e não havia como fazer uma Leia digital", disse o diretor J.J. Abrams em uma entrevista coletiva em Los Angeles. "E não era possível, claro, que outra atriz a interpretasse".

A jovem princesa idealista do início da saga é agora uma general de grande reputação, que inspira uma nova geração de integrantes da Resistência como Rey (Daisy Ridley) a enfrentar o Lado Sombrio, liderado pelo filho de Leia, o sinistro Kylo Ren (Adam Driver).

Para o filme, os outros atores, incluindo sua filha Billie Lourd, filmaram cenas e diálogos que poderiam ser combinados com as tomadas já gravadas por Fisher, e que foram conservadas nos arquivos.

"Carrie teve um papel fundamental nos nove filmes", disse Kelly Marie Tran, 30 anos, que interpreta a mecânica da Resistência Rose Tico. "Havia muita vontade de honrá-la e ela está incrível no filme!"

Guardião

Fisher não foi a única integrante do elenco original da primeira trilogia de Star Wars que morreu antes de A Ascensão Skywalker.

Peter Mayhew, o Chewbacca original, faleceu após um ataque cardíaco em abril. Mas, por seu estado de saúde frágil, o ator já havia passado o bastão do personagem para Joonas Suotamo, um finlandês de 2,12 metros de altura, desde O Despertar da Força, em 2015.

"Quando Peter morreu, eu fiquei com o coração partido. Mas gosto de pensar que neste filme tentei fazer justiça a ele", declarou Suotamo, que atribui a Mayhew o andar particular de "Chewie", reconhecido em todo o mundo.

"Mesmo que as pessoas não tenham assistido Star Wars, elas podem saber quem é Chewbacca. E é disto que sou o guardião".

Para Williams, voltar ao papel de Lando foi quase como assumir um novo personagem, pois ele não esperava o convite, 36 anos depois de sua última aparição em O Retorno de Jedi.

"Não pensei que aconteceria. Era algo que já dava por encerrado", disse. "Mas quando recebi a ligação de J.J. e nos reunimos, eu sentei e ri... foi um presente maravilhoso".

Do mesmo modo, Anthony Daniels, que interpretou o droide C-3PO em todos os filmes da saga Star Wars, disse que a perda dos amigos de elenco e o fim dos filmes permitiram uma pausa para refletir sobre a escala do fenômeno.

"É como ter o nariz contra o planeta, não dá para ver como este planeta é grande", disse. "Finalmente, eu vejo quase de outra perspectiva... fico feliz por ter sobrevivido por tanto tempo".

A Ascensão Skywalker aposta na nostalgia e nos episódios anteriores. J.J. Abrams admitiu que nenhuma solução foi perfeita para compensar a ausência de Carrie Fisher, mas afirmou que ficou satisfeito com o resultado.

"Se tivéssemos Carrie por perto, teríamos feito coisas diferentes aqui e ali? Claro que teríamos. Mas tivemos a oportunidade de ter Carrie no filme", disse. "Conseguimos fazer algo com que Carrie, eu gosto de pensar, ficaria feliz".