Topo

Almodóvar saboreia em Cannes recepção calorosa de "Dor e Glória"

O diretor Pedro Almodovar com Penelope Cruz e Antonio Banderas - Alberto PIZZOLI / AFP
O diretor Pedro Almodovar com Penelope Cruz e Antonio Banderas Imagem: Alberto PIZZOLI / AFP

Em Cannes

18/05/2019 10h30

"Não vou esquecer a noite de ontem". Pedro Almodóvar saboreava hoje, em Cannes, a ovação sincera que recebeu no dia anterior após a exibição de "Dor e Glória".

O cineasta espanhol, junto com Antonio Banderas e Penélope Cruz, protagonistas do filme na disputa pela Palma de Ouro, participaram sorridentes, hoje, da tradicional sessão de fotos e da coletiva de imprensa no Festival de Cannes.

Almodóvar posou em um terno verde e lenço rosa, ao lado de Cruz, com um vestido preto e branco com pregas na saia, e Banderas, com jaqueta jeans.

O diretor espanhol explicou ter vivido uma "experiência excepcional" no dia anterior, quando o público do histórico Palácio dos Festivais se levantou e o aplaudiu por vários minutos após a exibição de seu autobiográfico "Dor e Glória".

Com este filme, Almodóvar aspira pela sexta vez à Palma de Ouro, concorrendo com outros grandes cineastas como Quentin Tarantino, Terrence Malick e Ken Loach.

No resumo que é publicado diariamente pela revista especializada Screen, o painel de críticos internacionais atribuiu ao filme uma nota média de 3,4, bem à frente do segundo, "Atlantique", do franco-senegalês Mati Diop (2,8).

Quanto à crítica francesa, 11 dos 15 especialistas apostam que o seu trabalho conquistará a Palma de Ouro.

No entanto, 14 dos 21 filmes em disputa ainda precisam ser apresentados.

Apesar de muitos apostarem há semanas que este será o seu ano, o diretor espanhol, presidente do júri do Festival de 2017, se mostrou cauteloso na sexta-feira: "Isso não significa que vou ganhar, conheço as regras do jogo muito bem", disse.

O júri presidido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu revelará o vencedor da Palma de Ouro no dia 25 de maio.