Alemanha divulga quadros de Picasso e Cézanne do "tesouro nazista"
A Alemanha divulgou na internet imagens de 101 desenhos ou aquarelas de Picasso, Degas, Delacroix e Cezanne que estão entre as 1.406 obras do tesouro artístico encontrado em Munique e do qual parte teria sido roubada de judeus durante o regime nazista. Também divulgou fotos de obras de Ingres e Rodin no site lostart.de.
Até o momento foram divulgadas 219 das 1.406 obras encontradas em fevereiro de 2012 no apartamento do idoso Cornelius Gurlitt, filho de um negociante de arte de passado duvidoso durante o nazismo.
O governo alemão anunciou que divulgaria progressivamente as fotos de 590 das 1.409 obras. Imagens de obras de Munch e Toulouse-Lautrec já haviam sido reveladas.
Em uma entrevista concedida à AFP em 22 de novembro, Nana Dix, neta do pintor alemão Otto Dix, que também tem obras no "tesouro nazista" de Munique, considerou "escandalosa" a atitude da Alemanha na espoliação de obras de arte durante o Terceiro Reich.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.