Para ganhar o dia: Chico Buarque e Fernanda Montenegro leem Eduardo Galeano
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Se vivo, Eduardo Galeano completaria hoje, 3 de setembro, 80 anos. Tenho o uruguaio como uma espécie de porto seguro literário. Me sinto acolhido sempre que pego para ler algum de seus livros (exceto, ironicamente, "As Veias Abertas da América Latina", o mais famoso; tenho minhas diferenças estéticas com ele). Se a vida aperta, estico o braço, saco um "Futebol Ao Sol e À Sombra", "Os Filhos dos Dias", "Espelhos" ou qualquer outro volume do autor aqui da estante, mando pra dentro da cabeça alguma de suas misturas de conto, crônica, história e jornalismo e pronto, os ares imediatamente melhoram. Galeano é um cara que adoraria ter conhecido.
Por conta da efeméride, estreia hoje, às 15h25, na programação do Canal Brasil, o filme "Eduardo Galeano Vagamundo", também disponível em plataformas de conteúdo sob demanda. Dirigido por Felipe Nepomuceno, o documentário investiga a busca do escritor pelo seu lugar no mundo e a fixação que tinha pelo belo. Entrevistas do uruguaio e imagens de arquivo se misturam a depoimentos e leituras da obra do autor feitas, dentre outros, pelo ator argentino Ricardo Darín e pelo poeta Armando Freitas Filho. Quem cuidou da produção foi a Nepomuceno Filmes, que ao longo da quarentena publicou diversos curtas inspirados nos escritos e na figura de Galeano (estão disponíveis no Yotube, o caminho está aqui).
Nem todas as leituras gravadas para "Eduardo Galeano Vagamundo" entraram no corte final do filme. Então, ao longo de setembro, a produtora publicará em suas páginas de Youtube e Instagram gravações de nomes como Ruth de Souza, Milton Hatoum, Mia Couto, Liliana Felipe e Carolina Virguez lendo fragmentos de Galeano.
A Nepomuceno Filmes disponibilizou com exclusividade aqui para a Página Cinco dois dos vídeos que aparecerão nessa série extra para redes sociais intitulada "Amares". Na primeira pílula, a atriz Fernanda Montenegro lê "A Pequena Morte", um dos textos de "O Livro dos Abraços". Na segunda, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque dá voz a "Mulher que Diz Tchau", uma das crônicas presentes em "Vagamundo". Confiram:
FERNANDA MONTENEGRO LÊ "A PEQUENA MORTE":
CHICO BUARQUE LÊ "MULHER QUE DIZ TCHAU":
Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.