PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Página Cinco


Um time de respeito para você tirar o atraso na leitura de autores negros

A poeta Luna Vitrolira. - Jan Ribeiro
A poeta Luna Vitrolira. Imagem: Jan Ribeiro
Página Cinco

Rodrigo Casarin é jornalista e especialista em Jornalismo Literário. Escrevendo sobre livros, já colaborou com veículos como Valor Econômico, Aventuras na História, Carta Capital, Revista Continente, Suplemento Literário Pernambuco, Jornal Rascunho e Cândido. Integrou o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2018, 2019 e 2020 e o júri do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria Biografia, Documentário e Reportagem. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Colunista do UOL

04/06/2020 09h32

Pelo básico: "Quarto de Despejo" e "Poncia Vicêncio", Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. Leia Lima Barreto e Maria Firmino dos Reis. Leia Machado de Assis.

Ana Paula Maia e Jarid Arraes para conhecer um pouco do que há de melhor em nossa prosa contemporânea. Vá de "Enterre Seus Mortos" e "Redemoinho em Dia Quente". Nei Lopes e Tom Farias para mergulhar na produção de negros que resgatam a história de grandes negros. Deste, "Carolina - Uma Biografia" e "José do Patrocínio - A Pena da Abolição". Daquele, "Afro-Brasil Reluzente" e "O Preto que Falava Iídiche".

Leia Chimamanda Ngozi.

Brasil - África com Eliana Alves Cruz e Ana Maria Gonçalves: "Crime do Cais do Valongo" e "Um Defeito de Cor". Explore a multiplicidade da literatura africana: Ungulani Ba Ka Khosa, Paulina Chiziane, Scholastique Mukasonga, Ondjaki, Oyinkan Braithwaite e Binyavanga Wainaina. Conheça os trabalhos das editoras Kapulana e Malê.

Leia Ngugi wa Thiong'o.

Descubra o acervo da livraria Africanidades. Garimpe Evanilton Gonçalves e Ricardo Aleixo. Abra espaço para a poesia. Vá de Luna Vitrolira e Marcelo Ariel. De Mel Duarte e Edimilson Pereira de Almeida. Encontre um Carlos Marighella diferente da faceta de guerrilheiro. "Sobrevivendo no Inferno": use olhos e ouvidos para ler Mano Brown.

Leia Djamila Ribeiro.

Temos quadrinhos. Temos "Angola Janga" e "Cumbe", do incontornável Marcelo D'Salete. "Jeremias - Pele", de Rafael Calça e Jeffeson Costa, para você chorar de indignação. Para os pequenos: "Amora", de Emicida, "Da Minha Janela", de Otávio Júnior, e "O Pequeno Príncipe Negro", de Rodrigo França. Leia Kiusam de Oliveira para as crianças. Leia Kiusam de Oliveira para os adultos.

Leia Nelson Mandela.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e Spotify.

Página Cinco