Topo

Por que Péricles merece (ainda mais) o nosso respeito #pericaofirmeza

Péricles no Estúdio UOL na última quarta-feira (29) em São Paulo - Mariana Pekin/UOL
Péricles no Estúdio UOL na última quarta-feira (29) em São Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Colunista do UOL

01/02/2020 12h38

Nem só uma bela voz e talento fazem um artista alcançar o sucesso. O respeito pelo seu público, pelo seus parceiros e sua postura diante de seu público são elementos fundamentais para se manter no topo.

O cantor Péricles provou isso na última quarta (29), marcada pelo nascimento de sua filha Maria Helena. Ele foi atração da segunda edição do Estúdio UOL.

Em meados de janeiro fechamos a data com a assessoria do sambista pensando justamente que seria um mês importante na vida pessoal dele, mas o que realmente não imaginamos é que a filhota iria nascer justamente no dia do nosso compromisso.

Pois bem. Resolvi relatar esses bastidores porque acho importante frisar a importância de um projeto como esse tanto para o artista como para o veículo. E como a postura do astro envolvido pode botar o trabalho de uma enorme equipe envolvida em risco, para o bem e para o mal.

Tudo marcado, produção de ambas equipes a todo vapor para levar o programa ao vivo ao ar, às 18h, do dia 29 de janeiro. Tudo com a qualidade que o fã e internauta merecem.

Estava eu na rádio Energia, por volta das 10h30, gravando o podcast "Fala Zé" quando meu telefone tocou e era a Amanda Ferro, assessora do Péricles. Não atendi porque estava gravando, mas mandei uma mensagem imediatamente explicando a situação. Mas ali já senti algo estranho.

Cerca de 10 minutos depois retornei a ligação e ela me explicou que havia acontecido o imprevisto. A bolsa da mulher do Péricles havia estourado e eles seguiram para a maternidade na zona leste de São Paulo. Rimos de nervoso, mas também achamos a situação linda.

Péricles anunciou a chegada de Maria Helena, sua segunda filha, no Estúdio UOL - Publivídeo/Divulgação - Publivídeo/Divulgação
Péricles anunciou a chegada de Maria Helena, sua segunda filha, no Estúdio UOL
Imagem: Publivídeo/Divulgação
Ela me pediu para manter sigilo sobre a história e uma "ajuda" para pensar no que podíamos fazer, caso o nascimento da bebê demorasse até o horário do programa ir ao ar. Em nenhum momento a palavra "cancelar" foi dita. Nem por eles, nem por mim. Só focamos nosso pensamento para que tudo acontecesse da melhor maneira para todos, principalmente para a bebezinha que chegaria nas próximas horas ao mundo.

Assim, eu e Amanda resolvemos manter o roteiro do dia. E, pra mim, a difícil missão de manter minha boca fechada e controlar os dedos para não dar o furo na minha coluna e garantir a audiência do mês.

Lá fomos nós para o dia. Ao chegar no UOL me deparei com a mega estrutura sendo finalizada para receber o Pericão. Tinha técnico de um lado, carregadores de outro, produtores, telão, serviço de buffet, grupos de whats app bombando para fechar os detalhes da produção. E, eu, com a informação de que tudo aquilo poderia ser um trabalho em vão.

A partir disso, eu já não sabia se a bebê tinha nascido, como estava a situação. E muito menos tinha coragem de ligar para saber como estavam as coisas e, de repente, ouvir a temida ordem: cancela.

Só veio uma semi-aliviada quando o produtor pessoal do Péricles chegou ao estúdio e sussurrou no meu ouvido: "Nasceu, deu tudo certo".

Só a partir daí relaxei em relação ao musical, mas ainda pensava em quem daria aquele furo. Péricles poderia soltar nas redes sociais dele, passar para alguém, enfim. Fazer à maneira dele.

Meia hora antes dele chegar, sem atraso nenhum do horário combinado desde o início, a notícia vazou no estúdio. Foi uma
festa. Alguns ainda desconfiados de que cairia o programa.

Nem preciso descrever a alegria que ele chegou para "trabalhar". Ele não só cumpriu o horário, como gravou tudo que pedimos, como atendeu mais de 40 fãs que convidamos para participar da gravação. Atendeu um a um, tirou foto com todos, inclusive com os funcionários do UOL.

Péricles sabe o verdadeiro significado da palavra profissionalismo. Sabe a quantidade de pessoas envolvidas num projeto como esse. Eu precisava contar tudo isso porque dá pra contar nos dedos artistas que teriam essa postura. Ele tinha todos os motivos a favor dele para dizer a palavra que jamais foi dita: "cancela".

Nossos aplausos para ele, para sua mulher Lidiane e para a pequena Maria Helena, que teve suas bochechas rosadas exibidas pela primeira vez no telão instalado na Avenida Faria Lima.