PUBLICIDADE
Topo

Por que Péricles merece (ainda mais) o nosso respeito #pericaofirmeza

Péricles no Estúdio UOL na última quarta-feira (29) em São Paulo - Mariana Pekin/UOL
Péricles no Estúdio UOL na última quarta-feira (29) em São Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

Colunista do UOL

01/02/2020 12h38

Nem só uma bela voz e talento fazem um artista alcançar o sucesso. O respeito pelo seu público, pelo seus parceiros e sua postura diante de seu público são elementos fundamentais para se manter no topo.

O cantor Péricles provou isso na última quarta (29), marcada pelo nascimento de sua filha Maria Helena. Ele foi atração da segunda edição do Estúdio UOL.

Em meados de janeiro fechamos a data com a assessoria do sambista pensando justamente que seria um mês importante na vida pessoal dele, mas o que realmente não imaginamos é que a filhota iria nascer justamente no dia do nosso compromisso.

Pois bem. Resolvi relatar esses bastidores porque acho importante frisar a importância de um projeto como esse tanto para o artista como para o veículo. E como a postura do astro envolvido pode botar o trabalho de uma enorme equipe envolvida em risco, para o bem e para o mal.

Tudo marcado, produção de ambas equipes a todo vapor para levar o programa ao vivo ao ar, às 18h, do dia 29 de janeiro. Tudo com a qualidade que o fã e internauta merecem.

Estava eu na rádio Energia, por volta das 10h30, gravando o podcast "Fala Zé" quando meu telefone tocou e era a Amanda Ferro, assessora do Péricles. Não atendi porque estava gravando, mas mandei uma mensagem imediatamente explicando a situação. Mas ali já senti algo estranho.

Cerca de 10 minutos depois retornei a ligação e ela me explicou que havia acontecido o imprevisto. A bolsa da mulher do Péricles havia estourado e eles seguiram para a maternidade na zona leste de São Paulo. Rimos de nervoso, mas também achamos a situação linda.

Péricles anunciou a chegada de Maria Helena, sua segunda filha, no Estúdio UOL - Publivídeo/Divulgação - Publivídeo/Divulgação
Péricles anunciou a chegada de Maria Helena, sua segunda filha, no Estúdio UOL
Imagem: Publivídeo/Divulgação
Ela me pediu para manter sigilo sobre a história e uma "ajuda" para pensar no que podíamos fazer, caso o nascimento da bebê demorasse até o horário do programa ir ao ar. Em nenhum momento a palavra "cancelar" foi dita. Nem por eles, nem por mim. Só focamos nosso pensamento para que tudo acontecesse da melhor maneira para todos, principalmente para a bebezinha que chegaria nas próximas horas ao mundo.

Assim, eu e Amanda resolvemos manter o roteiro do dia. E, pra mim, a difícil missão de manter minha boca fechada e controlar os dedos para não dar o furo na minha coluna e garantir a audiência do mês.

Lá fomos nós para o dia. Ao chegar no UOL me deparei com a mega estrutura sendo finalizada para receber o Pericão. Tinha técnico de um lado, carregadores de outro, produtores, telão, serviço de buffet, grupos de whats app bombando para fechar os detalhes da produção. E, eu, com a informação de que tudo aquilo poderia ser um trabalho em vão.

A partir disso, eu já não sabia se a bebê tinha nascido, como estava a situação. E muito menos tinha coragem de ligar para saber como estavam as coisas e, de repente, ouvir a temida ordem: cancela.

Só veio uma semi-aliviada quando o produtor pessoal do Péricles chegou ao estúdio e sussurrou no meu ouvido: "Nasceu, deu tudo certo".

Só a partir daí relaxei em relação ao musical, mas ainda pensava em quem daria aquele furo. Péricles poderia soltar nas redes sociais dele, passar para alguém, enfim. Fazer à maneira dele.

Meia hora antes dele chegar, sem atraso nenhum do horário combinado desde o início, a notícia vazou no estúdio. Foi uma
festa. Alguns ainda desconfiados de que cairia o programa.

Nem preciso descrever a alegria que ele chegou para "trabalhar". Ele não só cumpriu o horário, como gravou tudo que pedimos, como atendeu mais de 40 fãs que convidamos para participar da gravação. Atendeu um a um, tirou foto com todos, inclusive com os funcionários do UOL.

Péricles sabe o verdadeiro significado da palavra profissionalismo. Sabe a quantidade de pessoas envolvidas num projeto como esse. Eu precisava contar tudo isso porque dá pra contar nos dedos artistas que teriam essa postura. Ele tinha todos os motivos a favor dele para dizer a palavra que jamais foi dita: "cancela".

Nossos aplausos para ele, para sua mulher Lidiane e para a pequena Maria Helena, que teve suas bochechas rosadas exibidas pela primeira vez no telão instalado na Avenida Faria Lima.

Entretenimento