Topo

Clássicos, orquestra e Samuel Rosa: O que rolou no ensaio do Sinfonia Rock

24/05/2018 07h00

Tarde de terça-feira (22), 14h, seguimos rumo a Heliópolis, bairro na zona sul de São Paulo. Mais precisamente, ao Instituto Baccarelli. Ao abrir a porta do grande salão da instituição, demos de cara (ou ouvidos) com a Orquestra Juvenil Heliópolis, composta por 70 jovens da comunidade, e a voz de Samuel Rosa, vocalista do Skank, entoando a música "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)". É o ensaio da segunda edição da Sinfonia Samsung Rock.

Rodrigo Suricato (Barão Vermelho), Lari Basilio (vencedora do Samsung E-Festival em 2014) e a banda formada por Magno de Alcantara Brecht (bateria), João Bosco Fonseca Junior (baixo), Tiago Rodrigues Costa (teclado), Gustavo Barros Clemente (guitarra), Orlando Costa Marcolino (percussão) e Webster Santos dos Santos (guitarra) completam o time de instrumentistas.

Entre gritos de "vamos soltar mais", "precisamos voltar", "pode gravar" e "vamos refazer?", detalhes minuciosos ganham os últimos acertos. Todos se encontrarão novamente no domingo (27) para o espetáculo na área externa do auditório Ibirapuera, a partir das 18h.

Com projeções de videoarte e luzes, clássicos do rock ganharão versão sinfônica sob regência de Edilson Venturelli. Samuel Rosa colocará sua voz em três delas: "Wonderwall" (Oasis), "Dois Rios" (Skank) e "Umbabarauma" (Jorge Ben Jor), esta sugerida pelo cantor. "Coloquei Ben Jor porque é uma música que fala de futebol. A Copa está chegando, e o Skank também gosta de futebol", explica ele sobre a escolha do artista que homenageou em projeto de 2017.

Para o maestro Venturelli, é muito valiosa a possibilidade de unir a música erudita à linguagem pop. "Pra mim, não existe música clássica ou música popular. Existe música. E eu ensino isso aos meus alunos", diz à coluna durante intervalo do ensaio.

Mesmo com muitos desafios a vencer a cada partitura, a orquestra começou ensaios esporádicos há um mês. Com banda foram apenas três. "A gente curte muito fazer esse tipo de evento. A orquestra já tem uma malandragem", diz ele, ressaltando que as apresentações em concertos trazem essa experiência ao grupo.

Após o intervalo de cerca de uma hora, por volta das 16h, as crianças do Coral da Gente chegaram para acompanhar a segunda parte da apresentação. Se no início os músicos não tiveram os merecidos aplausos, os pequenos se encarregaram de corrigir isso a tempo. Alguns já sonham com espaço na orquestra.

Ao fim da apresentação, sob regência de Tânia Bertassoli, eles fizeram uma homenagem ao maestro Edilson Venturelli, a Samuel Rosa e aos guitarristas Suricato e Lari, antes de partir para sessão de fotos e selfies.

Veja o set-list:

Parte 1:
Medley R.E.M.: "Shiny Happy People", "Losing my Religion"
Medley Seattle: "Man in the Box" (Alice in Chains), "The Pretender" (Foo Fighters), "Jeremy" (Pearl Jam), "Black Hole Sun" (Soundgarden) e  "Plush" (Stone Temple Pilots)
Medley Coldplay: "Clocks" e "Viva la Vida"

Parte 2:
Guns'n Roses: "Sweet Child O'Mine"
Medley AC/DC:
"Back in Black", "Highway to Hell" e "TNT"
U2: "With or Without You"
Legião Urbana: "Tempo Perdido"

Parte 3:
Paul McCartney: "Live and Let Die"
Medley Raul Seixas: "Gita" e "Maluco Beleza"
Medley Beatles: a abertura do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "With a Little Help from my Friends" e "Lucy in the Sky with Diamonds"
Caetano Veloso: "Tropicália"
Skank: "Dois Rios" - canta: Samuel Rosa

Parte 4
Medley Amy Winehouse: "Rehab", "You Know I'm No Good" e "Back to Black"
Medley Radiohead: "Creep" e "Paranoid Android"
Los Hermanos: "Anna Julia"
Raimundos: "Mulher de Fases"
Jorge Ben: "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)" - canta: Samuel Rosa 

Bis
Oasis: "Wonderwall"

Serviço
Sinfonia Samsung Rock
Quando: 27 de maio - domingo, às 18h - entrada gratuita
Onde: Área externa do Auditório Ibirapuera
Inf: www.midiorama.com.br