PUBLICIDADE
Topo

Clássicos, orquestra e Samuel Rosa: O que rolou no ensaio do Sinfonia Rock

Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

24/05/2018 07h00

Tarde de terça-feira (22), 14h, seguimos rumo a Heliópolis, bairro na zona sul de São Paulo. Mais precisamente, ao Instituto Baccarelli. Ao abrir a porta do grande salão da instituição, demos de cara (ou ouvidos) com a Orquestra Juvenil Heliópolis, composta por 70 jovens da comunidade, e a voz de Samuel Rosa, vocalista do Skank, entoando a música "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)". É o ensaio da segunda edição da Sinfonia Samsung Rock.

Rodrigo Suricato (Barão Vermelho), Lari Basilio (vencedora do Samsung E-Festival em 2014) e a banda formada por Magno de Alcantara Brecht (bateria), João Bosco Fonseca Junior (baixo), Tiago Rodrigues Costa (teclado), Gustavo Barros Clemente (guitarra), Orlando Costa Marcolino (percussão) e Webster Santos dos Santos (guitarra) completam o time de instrumentistas.

Entre gritos de "vamos soltar mais", "precisamos voltar", "pode gravar" e "vamos refazer?", detalhes minuciosos ganham os últimos acertos. Todos se encontrarão novamente no domingo (27) para o espetáculo na área externa do auditório Ibirapuera, a partir das 18h.

Com projeções de videoarte e luzes, clássicos do rock ganharão versão sinfônica sob regência de Edilson Venturelli. Samuel Rosa colocará sua voz em três delas: "Wonderwall" (Oasis), "Dois Rios" (Skank) e "Umbabarauma" (Jorge Ben Jor), esta sugerida pelo cantor. "Coloquei Ben Jor porque é uma música que fala de futebol. A Copa está chegando, e o Skank também gosta de futebol", explica ele sobre a escolha do artista que homenageou em projeto de 2017.

Para o maestro Venturelli, é muito valiosa a possibilidade de unir a música erudita à linguagem pop. "Pra mim, não existe música clássica ou música popular. Existe música. E eu ensino isso aos meus alunos", diz à coluna durante intervalo do ensaio.

Mesmo com muitos desafios a vencer a cada partitura, a orquestra começou ensaios esporádicos há um mês. Com banda foram apenas três. "A gente curte muito fazer esse tipo de evento. A orquestra já tem uma malandragem", diz ele, ressaltando que as apresentações em concertos trazem essa experiência ao grupo.

Após o intervalo de cerca de uma hora, por volta das 16h, as crianças do Coral da Gente chegaram para acompanhar a segunda parte da apresentação. Se no início os músicos não tiveram os merecidos aplausos, os pequenos se encarregaram de corrigir isso a tempo. Alguns já sonham com espaço na orquestra.

Ao fim da apresentação, sob regência de Tânia Bertassoli, eles fizeram uma homenagem ao maestro Edilson Venturelli, a Samuel Rosa e aos guitarristas Suricato e Lari, antes de partir para sessão de fotos e selfies.

Veja o set-list:

Parte 1:
Medley R.E.M.: "Shiny Happy People", "Losing my Religion"
Medley Seattle: "Man in the Box" (Alice in Chains), "The Pretender" (Foo Fighters), "Jeremy" (Pearl Jam), "Black Hole Sun" (Soundgarden) e  "Plush" (Stone Temple Pilots)
Medley Coldplay: "Clocks" e "Viva la Vida"

Parte 2:
Guns'n Roses: "Sweet Child O'Mine"
Medley AC/DC:
"Back in Black", "Highway to Hell" e "TNT"
U2: "With or Without You"
Legião Urbana: "Tempo Perdido"

Parte 3:
Paul McCartney: "Live and Let Die"
Medley Raul Seixas: "Gita" e "Maluco Beleza"
Medley Beatles: a abertura do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "With a Little Help from my Friends" e "Lucy in the Sky with Diamonds"
Caetano Veloso: "Tropicália"
Skank: "Dois Rios" - canta: Samuel Rosa

Parte 4
Medley Amy Winehouse: "Rehab", "You Know I'm No Good" e "Back to Black"
Medley Radiohead: "Creep" e "Paranoid Android"
Los Hermanos: "Anna Julia"
Raimundos: "Mulher de Fases"
Jorge Ben: "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)" - canta: Samuel Rosa 

Bis
Oasis: "Wonderwall"

Serviço
Sinfonia Samsung Rock
Quando: 27 de maio - domingo, às 18h - entrada gratuita
Onde: Área externa do Auditório Ibirapuera
Inf: www.midiorama.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL