Topo

André Abujamra pede fim das fronteiras em álbum que homenageia as águas

André Abujamra lança o clipe de "O Mar" - Mustafa Seven
André Abujamra lança o clipe de "O Mar" Imagem: Mustafa Seven

23/03/2018 07h00

Chegou o momento de André Abujamra apresentar ao público seu "projeto da vida": "Omindá - A União das Almas do Mundo Pelas Águas". O álbum está disponível em todas plataformas digitais e suas 15 músicas serão apresentadas ao vivo nesta sexta (22), sábado (23) e domingo (24) no palco do Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Foram 11 anos desde a concepção até o lançamento do trabalho, que homenageia as águas. Foi a maneira que Abujamra encontrou de acabar com as fronteiras mentais que nos impedem de viver em união, já que para tal elemento não há barreiras.

"Omindá" tem a participação de artistas de 13 países: Rússia, Japão, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Índia, Mali, França, Portugal, Bulgária, Jordânia, República Tcheca e Brasil, aos quais o músico viajou captando sons e imagens. Tudo isso será mostrado nos três shows. No final do ano passado, ele já havia dado pistas de que estava a caminho com videoclipe "O Mar".

Além dos artistas internacionais, participam brasileiros como o percussionista Marcos Suzano, o violeiro Ricardo Vignini, a Trupe Chá de Boldo, Maurício Pereira (ex-parceiro da banda Os Mulheres Negras), Ritchie e Paulinho Moska.

Integram o trabalho as músicas “O Mar”, “Real Grandeza”, “Barulhinho” e “Povo Bonito” compostas por André, além de parcerias dele com Xis, Theo Werneck e Oki Dub (“Leviatan”) e Mauricio Pereira, Mintcho  Garramone, Anelis Assumpção e Martim Buscaglia (“Xangô”), entre outras. Durante a apresentação serão exibidas imagens selecionadas por André em suas viagens.

O que significa Omindá?

Na língua Yoruba é a junção das palavras omin (água) e da (alma). O significado reflete o objetivo do projeto: ser uma grande celebração da diversidade e da comunhão pela arte.