Topo

Exposição do Nirvana em SP traz primeira guitarra destruída por Kurt Cobain

Exposição "Nirvana: Taking Punk to the Masses", que fica em cartaz em São Paulo de 12 de setembro a 12 de dezembro - Divulgação
Exposição "Nirvana: Taking Punk to the Masses", que fica em cartaz em São Paulo de 12 de setembro a 12 de dezembro
Imagem: Divulgação

08/09/2017 23h24

Quase tudo pronto para a exposição do Nirvana em São Paulo! No último dia 26 de agosto desembarcou na capital paulista, vinda do Rio de Janeiro, parte da história de uma das bandas de rock mais importantes do movimento grunge de Seattle, que bombou no início dos anos 1990. Desde então, os objetos da exposição "Nirvana: Taking Punk to the Masses" são organizados para a estreia, que acontece na próxima terça (12). A mostra faz parte do Samsung Rock Exhibition.

Na manhã desta sexta (8), a equipe de montagem estava desde cedo cuidando dos últimos detalhes para deixar tudo ajeitado para a abertura. Cerca de 18 caixas rosas enormes tomavam conta dos 800 metros quadrados do Lounge da Bienal, no Parque do Ibirapuera, que abrigará a memorabília da banda de Kurt Cobain até o dia 12 de dezembro.

São mais de 200 peças entre instrumentos que marcaram a história da icônica banda, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, objetos pessoais dos integrantes, cartazes, e outros itens que vão desde a origem do grupo, em Aberdeen, às grandes turnês internacionais. Tudo isso, sob a curadoria de Jacob McMurray, que inicialmente organizou a mostra somente para o Museu de Cultura Pop de Seattle (MoPOP).

A primeira guitarra, uma Univox Hi-Flier, destruída por Cobain em 1988, um mural com os 21 discos que fazem parte do arquivo pessoal do baixista Krist Novoselic, além de espaços interativos são os destaques do acervo que homenageia o legado do trio.

O visitante fará uma viagem nostálgica em ordem cronológica nos cinco setores que repassam a história da banda. Cada sessão dura uma hora.

Veja abaixo como estarão divididos os setores:

Introdução:
Apresentação dos integrantes da banda: Kurt Cobain (voz e guitarra), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria)

Construindo a Infraestrutura:
Explica as transformações musicais durante o final da década de 1970 e detalha a nova cena underground. Como as bandas se formam e divulgam suas músicas, mesmo não tendo recursos suficientes, e como a indústria se adapta à essa nova demanda. Neste setor encontram-se um gráfico, que explica este novo movimento musical e também uma parede de discos das bandas undergrounds da época. O visitante é convidado a ouvir, conhecer ou relembrar algumas das música mais tocadas.

O Noroeste Underground:
Explica a origem do Nirvana, que tem sua primeira formação em 1986. O Noroeste Pacífico dos EUA, uma região interiorana, estava destinado a ser o núcleo da origem do movimento grunge e também o berço de uma das mais conhecidas bandas do mundo. Neste setor da exposição se encontra uma mesa touch table, onde o visitante pode ir mais a fundo sobre esta parte da história do surgimento do grunge e da explosão do Nirvana. Uma parede de discos será montada nesta ala da exposição composta por uma playlist bem peculiar de bandas undergrounds desconhecidas.

Vitrine e bandejas:
No centro da exposição, abrangendo todos os setores, há uma vitrine com roupas, fotografias, objetos pessoais e documentos.

Legado:
Dedicado a explicar aos visitantes que mesmo após a morte do Kurt Cobain, o Nirvana deixa um legado extenso, que continua a ressoar dentro da cena musical contemporânea. Uma fotografia de um garoto vestindo uma camiseta com a foto de Kurt Cobain em um grande festival de rock anos, após sua morte, é uma imagem que comprova esta perspectiva.

Unplugged:
Ao sair do setor Legado, o visitante encontra em uma sala onde uma grande TV transmitindo pequenos documentários e entrevistas sobre toda esta explosão do Nirvana. Ao final, o show “Unplugged” passa para relembra uma época rica em musicalidade e rebeldia.

Serviço
Exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses
Quando: 12 de setembro a 12 de dezembro
Onde: Pavilhão da Bienal - Av. Pedro Álvares Cabral, 0 - Parque Ibirapuera - Portão 03
Inf: www.ingressorapido.com.br