Topo

Robin Wright prepara volta por cima após o fim absurdo de 'House of Cards'

Robin Wright vai deixar a Claire de "House of Cards" para trás - Divulgação
Robin Wright vai deixar a Claire de 'House of Cards' para trás Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 12h00

Faz mais de um ano desde que Robin Wright não aparece no cinema ou na TV. Mais especificamente desde o fim absurdo de "House of Cards", série que a consagrou na Netflix. Mas as coisas devem mudar assim que a pandemia de Covid-19 passar: a atriz, que hoje completa 54 anos, planeja a volta por cima com um filme dirigido e protagonizado por ela e com uma participação em "Mulher-Maravilha 1984", um dos grandes lançamentos previstos no ano.

Ao longo de seis temporadas de "House of Cards", primeira série original da Netflix, Wright acumulou elogios por seu desempenho como Claire, a gélida e brilhante esposa de Frank Underwood (Kevin Spacey), deputado que emprega meios inescrupulosos para chegar à presidência dos Estados Unidos.

Entretanto, a série, que já vinha patinando nos roteiros, sofreu um baque com a saída de Spacey, em 2017. Na esteira do #MeToo, o ator foi acusado de abusar e assediar sexualmente vários homens, alguns deles funcionários da própria produção da Netflix.

O afastamento de Spacey se deu quando os dois primeiros episódios da sexta e última temporada de "House of Cards" já estavam gravados. A produção teve de ser paralisada, com os roteiros refeitos às pressas para que a série pudesse estrear ainda em 2018. O resultado foi uma trama mirabolante com reviravoltas inconcebíveis e um final sem sentido, que não caiu bem nem com o público nem com a crítica.

Robin Wright dirigindo o filme 'Land' - Divulgação - Divulgação
Robin Wright dirigindo o filme 'Land'
Imagem: Divulgação

Novos projetos

Depois que os episódios saíram, em novembro daquele ano, Wright passou meses fora dos holofotes. Mas em abril, ela anunciou que dirigiria seu primeiro filme, "Land" - aproveitando justamente as experiências à frente da direção que teve em vários episódios de "House of Cards", incluindo o último.

Ela será, também, a protagonista do filme, uma advogada que resolve ir para o interior após sofrer uma grande perda. Demián Bichir e Kim Dickens completam o elenco.

Robin Wright em cena de "Mulher-Maravilha" - Alex Bailey/TM & © DC Comics - Alex Bailey/TM & © DC Comics
Robin Wright em cena de 'Mulher-Maravilha' (2017)
Imagem: Alex Bailey/TM & © DC Comics

As filmagens, que aconteceram em Alberta, no Canadá, foram concluídas ainda em 2019, e "Land" já estava em pós-produção. Wright ainda não falou publicamente sobre o status do filme, mas há a expectativa de que deva ficar pronto perto do fim do ano, para a temporada de premiações.

Enquanto esse dia não chega, a atriz poderá ser vista em "Mulher-Maravilha 1984". Ela reprisará sua participação como a amazona Antíope em um flashback do filme, que teve a estreia remarcada para agosto.

Parece um bom jeito de esquecer o fim de "House of Cards", não?