Topo

Sá & Guarabyra estudam processo contra vídeo de Dona apoiando Regina Duarte

Regina Duarte - Sérgio Lima/Poder 360
Regina Duarte Imagem: Sérgio Lima/Poder 360

Do UOL, em São Paulo

03/02/2020 09h17

Resumo da notícia

  • Versão de Dona modificada com letras pró-Regina Duarte circulou pelo YouTube
  • Dupla Sá & Guarabyra, que compôs a música, estuda entrar na Justiça contra "cover"
  • Nas redes sociais, os dois esclareceram que não aprovaram a produção

A dupla Sá e Guarabyra está estudando a possibilidade de entrar na Justiça contra uma versão da música Dona, composta por eles, que circulava pelo YouTube com letras modificadas para apoiar Regina Duarte.

Antes de sair do ar, o "cover" já havia atraído mais de 125 mil visualizações, segundo o jornal O Globo. Dona, que foi lançada por Sá e Guarabyra em 1982, virou hit três anos depois, na versão do Roupa Nova, e foi tema de Viúva Porcina (Duarte) na novela Roque Santeiro.

Em suas redes sociais, a dupla explicou que a letra pró-Regina Duarte não foi autorizada por eles. "A questão está sendo estudada pelo Departamento Jurídico da editora que representa a obra", garantiram.

O vídeo, originalmente postado no canal de Gutto Sállen no YouTube, faz companhia a várias outras versões de músicas conhecidas, todas com letra pró-governo, que foram postados pelo internauta.

"A Regina, essa heroína, representa todos nós/ Brasileiros cuja alma está sedenta de emoção/ Querem artes de verdade no museu e na canção/ Tã Tã Tã feche as comportas para o lixo que vier/ Travestido de cultura, sendo aquilo que não é", dizia um trecho do cover.

Regina Duarte aceitou oficialmente, na última quarta-feira, a posição de secretária especial da Cultura no governo Jair Bolsonaro. Desde então, a atriz tem sido criticada por colegas e rejeitada por outros que citou como apoiadores.