Topo

It: Capítulo 2 teve que rejuvenescer atores adolescentes para flashbacks

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

04/09/2019 04h00

Só dois anos separam It: A Coisa de sua sequência, It: Capítulo 2, que estreia amanhã. Mas foi tempo mais do que suficiente para que as crianças do Clube dos Otários crescessem e tivessem que ser rejuvenescidas por meio de efeitos especiais.

"Tivemos um desafio técnico de manter os garotos jovens, porque no meio tempo todos eles cresceram. Foi complicado", contou ao UOL a produtora Barbara Muschietti. "Deu para perceber?", quis saber, antes de comemorar a negativa da reportagem.

A maior mudança aconteceu com Finn Wolfhard, o Richie (ou o Mike de Stranger Things, se você preferir). O ator, hoje com 16 anos, espichou entre os dois filmes e deu trabalho para a produção. "Finn estava com 1,80m aproximadamente, mais alto do que os outros meninos", lembrou o diretor Andy Muschietti. "Mas no Capítulo 1 ele era mais baixo do que o Bill [o ator Jaeden Martell]. Então tivemos que diminuir o Finn e deixá-lo mais redondo".

Os atores mirins de It: Capítulo 2, com o diretor Andy Muschietti - Divulgação - Divulgação
Finn Wolfhard (centro) deu trabalho para a produção de It: Capítulo 2
Imagem: Divulgação

Os adolescentes dividem o tempo de tela com suas versões adultas, interpretadas por Jessica Chastain (Beverly), Bill Hader (Richie), James McAvoy (Bill), Jay Ryan (Ben), Isaiah Mustafa (Mike), James Ransone (Eddie) e Andy Bean (Stanley). Eles se veem obrigados a retornar à pequena cidade de Derry para enfrentar mais uma vez, 27 anos depois, o sinistro palhaço Pennywise (Bill Skarsgard). Cenas do presente se alternam com outras do passado, reproduzindo uma das principais características do livro original de Stephen King - um desejo de Andy desde o começo do projeto.

"Antes de começarmos a falar sobre a história do Capítulo 2, eu sabia que queria trazer o diálogo entre as duas linhas do tempo", disse. "Era muito importante pra mim que as pessoas fossem envolvidas nesse balanço, nos flashbacks. Eu recuperei esse diálogo porque ele significou muito para mim quando eu estava lendo o livro. O único desafio foi trabalhar esses flashbacks na história de forma que eles funcionassem e fossem bem integrados à história".

Andy e Barbara, que são irmãos e já trabalham juntos há 11 anos, se consideram sortudos pelo elenco que conseguiram escalar para a sequência de It, até hoje o filme de terror que mais arrecadou nas bilheterias, com US$ 700 milhões. "Todo mundo queria estar no filme, e deu certo. Incrivelmente, conseguimos todo mundo que queríamos, o que é muito raro", comemorou Barbara.

Os otários estão mais velhos em It: Capítulo 2 - Divulgação - Divulgação
Os otários estão mais velhos em It: Capítulo 2
Imagem: Divulgação

Jessica Chastain, que se tornou amiga da dupla após trabalhar com eles no terror Mama, de 2008, foi a primeira a ser escalada, contou Andy. "Nós mostramos a ela o filme, o Capítulo 1, antes do lançamento, e ela amou. Desde muito, muito cedo ela quis fazer a sequência".

Medos profundos

Tenso do começo ao fim, It: Capítulo 2 é repleto de sustos, mas conta, também, com um terror psicológico, já que agora os protagonistas são adultos e têm que lidar com uma série de traumas à medida em que recuperam suas memórias sobre o que aconteceu no passado.

"É um filme mais assustador em níveis mais profundos", explicou Andy. "Tem o nível mais superficial, abraçando os sustos mais viscerais, físicos e explícitos, mas também tem os níveis mais profundos do medo. Basicamente, as coisas que tememos como adultos estão relacionadas a traumas, a memórias de infância que não foram bem resolvidas".

Mas isso não quer dizer que Pennywise não continue botando medo. "Pennywise está mais esperto e vem com uma vingança. Ele sentiu saudade dos otários e quer se vingar", resumiu o cineasta.

Veja o trailer final de It: Capítulo 2

UOL Entretenimento