Topo

Tool anuncia data de lançamento do 1º álbum em 13 anos após tocar duas inéditas

Maynard James Keenan, do Tool, em show com o A Perfect Circle de 2018 - Getty Images
Maynard James Keenan, do Tool, em show com o A Perfect Circle de 2018 Imagem: Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

08/05/2019 10h09

O Tool demorou tanto a lançar seu próximo álbum, que ele ganhou comparações com "Chinese Democracy", do Guns N' Roses. Mas, desta vez parece que vai. E são dois sinais fortes dados pela banda: eles apresentaram duas novas composições em um show e, em outro, mostraram nos telões uma data, que sugere o lançamento do disco. Agora o Twitter do grupo oficializou a novidade.

Na apresentação de ontem, realizada em Birmingham, Alabama, nos EUA, os telões mostraram a data: 30 de agosto. Pouco depois, a notícia chegou às redes sociais do grupo.

O momento foi registrado em vídeo e compartilhado pelos fãs nas redes sociais. Desde o começo do ano os sinais vem ficado mais claros, com novo site da banda, uma turnê norte-americana e os músicos divergindo sobre datas de lançamento.

Mas o passo fundamental foi a apresentação de duas músicas: "Descending", agora em uma versão com letra, e "Invincible", ambas canções progressivas de mais de dez minutos de duração. Isso aconteceu no festival "Welcome To Rockville", em Jacksonville.

Veja abaixo os vídeos das performances:

Entenda a demora

O problema do Tool começou com os integrantes se contradizendo em 2007, quando terminavam uma turnê de "10,000 Days", disco lançado em 2006. O baixista Justin Chancellor declarou que a banda faria uma pausa na carreira. A coisa até esfriou, mas não chegou a haver um hiato, de fato. O que se percebeu, na verdade, foi uma diminuição dos shows.

Além disso, o líder do grupo, Maynard James Keenan passou a cuidar mais de projetos pessoais, dentro e fora da música.

Outros problemas incluíram a Justiça, com uma troca de time de empresários, e o acidente de Danny Carey, em 2013, quando um problema de trânsito o deixou machucado nas costelas e ombro. Perfeccionistas e com um processo de gravação muito metódico e vagaroso, os músicos do Tool parecem ter encontrado enfim o caminho para encerrar o hiato. A resposta sai no dia 30 de agosto.