Topo

Diretores explicam detalhe que une todos os filmes até "Vingadores: Ultimato"

Arte oficial de "Vingadores: Ultimato" - Reprodução
Arte oficial de "Vingadores: Ultimato" Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

28/03/2019 09h51

Os diretores Joe e Anthony Russo fizeram um trabalho longo e detalhista para montarem a trama que se desenrola até o fechamento da atual fase dos Vingadores e que chega ao fim com "Ultimato", no dia 25 de abril. Eles explicaram em entrevista ao site BoxOfficePro o detalhe que une toda a trama.

Para eles, o detalhe é, na verdade, uma questão a ser respondida, independentemente do que está acontecendo na trama e do tom de cada um dos filmes do universo cinematográfico da Marvel. A pergunta é: "O que significa ser um herói?"

"Em 'Ultimato', é exatamente isso a que queríamos fazer alusão", disse Joe Russo. "Qual é a definição de herói. Em todos os quatro filmes, se você olhar para eles juntos, estará sendo perguntado isso e os personagens estarão buscando essa resposta: 'o que significa ser um herói e o que significa bater de frente."

Os exemplos são variados. Tony Stark tenta se mostrar um herói quando está preso nas cavernas. Scott Lang quer ser herói para sua filha após deixar a prisão. Já Peter Park tenta aprender sozinho o que é lutar para salvar o mundo na sua vizinhança.

"Guerra Infinita" e "Ultimato": diferentes tons

Ao mesmo site, os irmãos Russo também explicaram que, apesar de terem sido gravados e pensados em conjunto, os filmes "Guerra Infinita" e "Ultimato" não são necessariamente iguais.

Joe explica: "Eu diria que o novo filme definitivamente tem um tom único. Ele tem seu próprio espírito, que é diferente de 'Guerra Infinita'. Claro que há uma narrativa, mas é contado de outro ponto de vista. Era importante para nós separarmos os dois, porque não queríamos criar o mesmo filme duas vezes."

Os irmãos foram diretores de séries como "Arrested Development" e "Comunity" e afirmaram que essas experiências tiveram importância fundamental no desenvolvimento de suas carreiras.

"Passamos uma década apertando comédias complexas, com muitos personagens, em episódios de 21 minutos. Chamávamos de 'o caminho Russo', onde a gente espremia tudo e deixava com uma densidade que elevava as séries, porque era tudo tão rápido que você podia perder as piadas e ter que ver de novo. O mesmo acontece quando trabalhamos com a Marvel", disse Joe.

"Tentamos criar um desenvolvimento do enredo que pareça compulsivo. Passamos meses na sala de edição buscando novos pontos e virando e revirando as narrativas, até achar a melhor. E somos muito sérios com testes para audiência, que nos dizem se estamos no caminho correto. 'Ultimato' teve uma das melhores respostas de audiência da história da Marvel. Apesar de ser longo, foi constantemente elogiado nos testes de audiência", completou o diretor.