Topo

Mônica ganha novo Sansão nesta quarta; artista fala em "vandalismo barato"

A estátua da Mônica exposta no cruzamento da rua Bela Cintra com a alameda Tietê, nos Jardins, teve seu coelho furtado - Reprodução
A estátua da Mônica exposta no cruzamento da rua Bela Cintra com a alameda Tietê, nos Jardins, teve seu coelho furtado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/11/2013 14h26

A Mônica exposta na rua Bela Cintra com a Alameda Tietê, nos Jardins, em São Paulo, deve ganhar um novo Sansão ainda nesta quarta-feira (20). A peça "Hello, my name is 'M'", que faz parte da Mônica Parade, exposição que comemora os 50 anos da personagem criada por Maurício de Sousa e acontece nas ruas da capital, teve seu coelho furtado no dia 12 de novembro.

Ao UOL, o artista Alexander Borba, autor da escultura, afirmou que já entregou o novo Sansão à organização da exposição na manhã desta quarta-feira. "Acho que a Mônica estará completa novamente ainda hoje". Borba contou que ficou sabendo do furto na terça-feira (19). "Um amigo levou as filhas para ver e me ligou: 'mas está sem o coelho'".

Além de Sansão, o artista afirma que furtaram os bottons pregados na peça logo no primeiro dia da mostra. “Fiquei chateado ao saber que estragaram a obra. É um reflexo do momento social que a galera está passando. Uma bobagem querer destruir. Vandalismo barato”, criticou Borba.

A Mônica de Borba não foi a única a sofrer avarias em doze dias de exposição. Na madrugada do dia 8 de novembro, a peça "Mônica Pop 50", trabalhada pelo artista plástico Lobo, que estava na Rua Oscar Freire, também nos Jardins, havia sido furtada e encontrada pela Polícia Militar na quinta-feira (14) às margens de um córrego em um terreno baldio no centro de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Ao longo do primeiro fim de semana de exposição, outras duas peças foram pichadas. As estátuas envolvidas na depredação são "Mônica Embaixadora", pintada por Mauricio de Sousa, e "Mônica Descolada", customizada pela artista plástica Claudia Furlani. 

A peça furtada já havia mudado de endereço após a organização avaliar que a esquina entre Rua da Consolação e a Alameda Jaú era muito escura a noite. O leitor do UOL Sergio Elias afirma ter flagrado, na noite do dia 11, "mendigos que ficam aparentemente drogados e embriagados" chutando a peça.

A intervenção urbana comemora as cinco décadas da personagem de Mauricio de Sousa e a ação contou com um time de 49 artistas somados ao próprio cartunista para customizar os 50 bonecos, cada um à sua maneira. A exposição termina no próximo dia 8 de dezembro.

Lobo prepara uma das Mônicas expostas