Topo

Escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro lançam CD dos sambas para o Carnaval 2013

3.dez.2012 - A cantora Gaby Amarantos no lançamento do CD das Escolas de Samba do Rio para o Carnaval 2013, na Cidade do Samba, no Centro, Rio de Janeiro - Roberto Filho / AgNews
3.dez.2012 - A cantora Gaby Amarantos no lançamento do CD das Escolas de Samba do Rio para o Carnaval 2013, na Cidade do Samba, no Centro, Rio de Janeiro Imagem: Roberto Filho / AgNews

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/12/2012 01h49

Em clima de festa, as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro apresentaram, na noite desta segunda-feira (3), na Cidade do Samba, os sambas-enredo para o Carnaval 2013.

Cerca de 600 representantes das agremiações cariocas estiveram presentes na festa de lançamento oficial do CD de sambas-enredo do próximo Carnaval promovido pela a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

“Marcamos essa festa propositadamente um dia depois do Dia Nacional do Samba”, anunciou o presidente da Liesa, Jorge Castanheira.

O lançamento do CD marca a largada para o Carnaval de 2013 com os desfiles do Grupo Especial marcados para os dias 10 e 11 de fevereiro no Sambódromo. Até lá, as escolas já correm contra o tempo nos barracões para levantar o carnaval.

O evento fechado para convidados na noite desta segunda teve início por volta das 22h30 e levou duas horas com a participação dos intérpretes oficiais de cada uma das escolas, compositores campeões e casais de mestres-salas e porta-bandeiras, rainhas de bateria e o Rei Momo acompanhado de sua Corte Real.

A ordem dos sambas cantados seguiu a colocação das escolas no último Carnaval, sendo a primeira, Inocentes de Belford Roxo que recém ascendeu ao Especial cantando sobre a cultura e influência da Coréia do Sul. Em seguida, se apresentaram São Clemente, Imperatriz e Mocidade Independente de Padre Miguel sobre telenovela, as belezas do Pará e o Rock in Rio, respectivamente.

Com um samba sobre o centenário de Vinicius de Moraes, a União da Ilha levantou os componentes das outras escolas, seguida da Mangueira que dedica seu enredo à Cuiabá, Portela cantando sobre Madureira, o seu bairro na zona norte, e Grande Rio sobre o petróleo.

Em quarto no Carnaval de 2012, a Beija-Flor cantará no próximo sobre a raça de cavalo Mangalarga Marchador. Já a Vila Isabel, o Salgueiro e a Unidos da Tijuca foram as últimas escolas a apresentarem seus novos sambas-enredo. Com um samba escrito por Martinha da Vila e Arlindo Cruz, como dois de seus autores, a Vila faz uma homenagem ao homem e sua vida no campo. Já o Salgueiro se apóia na fama para desenvolver seu enredo e a grande campeã de 2012, a Unidos da Tijuca, canta sobre a Alemanha.