No filme "Pantera Negra", após a morte do antigo rei, o trono de Wakanda fica vago e o filho T-Challa é apontado como herdeiro natural. Mas a coroação só poderá ser consumada se todas as tribos do reino o aceitarem como novo governante. M'Baku, líder da tribo rival Jabari, não concorda e o desafia para um combate em que o vencedor ocupará o trono.
A luta começa e T-Challa logo derruba M'Baku. Em seguida, ele dá uma raspagem e encaixa um triângulo (chave de pernas) pelas costas. M'Baku fica completamente imobilizado, ao mesmo tempo em que é sufocado e tem um braço prestes a ser quebrado. Sem alternativa, ele desiste da luta batendo três vezes com a mão. T-Challa é coroado rei e assume o uniforme do Pantera Negra.
Chadwick Boseman, que vive o herói do filme da Marvel, aprendeu o tradicional golpe de jiu-jítsu com o brasileiro Rigan Machado, 52, faixa vermelha e preta (8º grau) e campeão Pan-Americano em 1996 e 1997. Rigan se especializou em ensinar a arte marcial para celebridades de Hollywood em sua academia em Beverly Hills, em Los Angeles.
E "Pantera Negra", indicado a sete categorias do Oscar 2019, é só mais um dos trabalhos desenvolvidos por Rigan. Em "Velozes e Furiosos 7", por exemplo, são deles os golpes da briga final entre Jason Statham e Vin Diesel. Mas foi em "John Wick 2" que Rigan conseguiu botar em cena centenas de movimentos de jiu-jítsu, aplicados com perfeição por Keanu Reeves.