Com cenas de sexo, o premiado drama Amor Estranho Amor (de 1982, dirigido por Walter Hugo Khouri) obviamente também teve cortes impostos pela censura. Mas a maior polêmica em torno do filme foi por causa de uma cena em que Xuxa, ainda com 17 anos, aparece nua seduzindo um menino de 12 anos.
A apresentadora conseguiu na Justiça em 1991 impedir a comercialização do longa. "Essa proibição foi um desrespeito a todos que trabalharam no filme", reclama Vera Fischer.
Apesar do imbróglio em torno de Amor Estranho Amor, a última aparição de Vera nas telonas foi em outro filme da rainha dos baixinhos: Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas, de 2002. Ela fez uma participação rápida, como a rainha das fadas, de cabelos brancos, lentes leitosas e pele morena, quase irreconhecível. E a experiência não foi nada boa.
"Eu estava fazendo a novela Laços de Família, o diretor era o Rogério Gomes, que também estava dirigindo o filme da Xuxa, e insistiu para que eu fizesse uma participação, disse que seria um ou dois dias apenas e eu estava num sítio perto de onde aconteciam as filmagens", conta.
Eu estava super queimada de sol, marrom, e perguntei como poderia fazer uma fada, mas ele disse que tudo bem, insistiu, eu topei e fui. A Xuxa nem olhou na minha cara. Tive que usar aquelas orelhas de elfo, peruca e lente branca. Quando me olhei tomei um susto, parecia o monstro das trevas.
"Fiquei horrorizada com o jeito que a Xuxa tratava os atores, dando ordens o tempo todo, 'faz isso, faz aquilo'. Eu até perguntei para o Rogério sobre isso, afinal ele era o diretor, mas ele disse que não podia fazer nada porque ela era também a produtora do filme", completa.
Por essas e por outras, Vera prefere dizer que está fora do cinema desde Navalha na Carne, de 1997.