"Matrix" criou um universo expandido uma década antes de a Marvel levar esse conceito ao cinema. O filme obviamente era uma história fechada, mas as Wachowski temperaram seu mundo com elementos que poderiam ser ainda mais elaborados. O conceito de produto multiplataforma decolou.
"Animatrix" foi lançada em 2003 com nove histórias boladas pelas Wachowski ao lado de gênios da animação japonesa, que mergulhavam fundo na mitologia apresentada pelo primeiro filme, armando o cenário para as continuações. "The Matrix Comics" teve dois volumes de histórias também ambientadas no mundo de "Matrix", assim como três videogames expandindo seus conceitos: "Enter the Matrix", cuja trama seguia paralela à de "Matrix Reloaded"; "The Matrix Online", gigantesco MMORPG, lançado em 2004 e descontinuado em 2009 por conta da baixa adesão do público; e o mais tradicional "Path of Neo".
Mas foi no cinema que "Matrix" de fato expandiu suas fronteiras, com dois filmes lançados em 2003. "Matrix Reloaded", embora sofra com o excesso de ideias e tramas paralelas, é uma aventura de ficção científica elegante e em grande escala, materializando alguns conceitos sugeridos no filme original, como a cidade subterrânea de Zion, último refúgio dos humanos na Terra. O filme termina com um gancho para "Matrix Revolutions", que tem como ponto alto a conclusão de todas as amarras soltas de seus antecessores. É uma aventura ambiciosa, que nem sempre está à altura de suas ideias. Ainda assim, manteve pura a visão de seus criadores: ame ou odeie, os Wachowski atravessaram o processo de criar filmes revolucionários e caríssimos em Hollywood sem comprometer a história que queriam contar.
Desde o fim de "The Matrix Online", uma década atrás, o mundo imaginado por Lana e Lilly Wachowski encontra-se adormecido. Em 2017 a Warner anunciou que o roteirista Zak Penn estava trabalhando em um reboot, uma nova aventura inserida no mundo criado pelas Wachowski, mas desconectado das cineastas e também de seus personagens. Nada, entretanto, caminhou. É inevitável que, um dia, o estúdio decida reviver "Matrix" --uma propriedade intelectual tão rica e com tantas possibilidades é tentadora demais para uma corporação lhe virar as costas. A essa altura, porém, o futuro não importa. O que foi alcançado 20 anos atrás, e a revolução que se seguiu, foi um fenômeno que dificilmente será repetido.
Podem tentar à vontade: a Matrix ainda é o mundo colocado diante de seus olhos para cegá-lo da verdade.