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Filha de Bruce Lee processa rede de fast food chinesa por uso de imagem do pai

Bruce Lee em cena no filme "Jogo da Morte" (1978) - Divulgação
Bruce Lee em cena no filme "Jogo da Morte" (1978) Imagem: Divulgação

Brenda Goh

De Xangai, China

27/12/2019 10h41

Uma empresa administrada pela filha de Bruce Lee processou uma rede de fast food chinesa por usar a imagem do falecido astro de kung fu em seu logotipo sem permissão.

Shannon Lee está pedindo mais de 210 milhões de iuanes (o equivalente a quase R$ 70 milhões) de indenização, segundo o jornal chinês The Paper.

Sediada no Estado norte-americano da Califórnia, a Bruce Lee Enterprises abriu um processo contra a rede Real Kungfu em um tribunal de Xangai na quarta-feira, exigindo que a rede pare de usar a imagem e pague 88 mil iuanes (mais de R$ 50 mil) adicionais para cobrir as despesas legais.

Ela também pediu que a rede sediada em Guangzhou emita esclarecimentos durante 90 dias, afirmando que não tem nenhuma conexão real com Bruce Lee. A Real Kungfu, que vende tigelas de arroz com pratos chineses, foi fundada em 1990 e tem lojas em mais de 57 cidades da China.

Seu logotipo mostra um homem com uma vestimenta amarela de mangas compridas, cujas aparência e postura são semelhantes às de Bruce Lee e sua famosa pose de "pronto para atacar".

Em sua conta de Weibo, a Real Kungfu disse na quinta-feira que ficou "intrigada" com a ação civil, já que usa o logotipo há 15 anos. Ela ainda disse que, embora tenha havido alguns problemas no passado, o uso do logotipo foi aprovado pelas autoridades nacionais.

O caso coincide com o momento em que a China promete melhorar a proteção da propriedade intelectual e aplicar penalidades mais severas, um dos principais tópicos da guerra comercial de Pequim com os Estados Unidos.