Topo

Kenny Lynch, cantor pop que apareceu em capa de disco de McCartney, morre aos 81

Capa do álbum Band on the Run, de Paul McCartney -- o cantor Kenny Lynch aparece ao lado do ex-Beatle, com a cabeça sobre o seu ombro - Reprodução
Capa do álbum Band on the Run, de Paul McCartney -- o cantor Kenny Lynch aparece ao lado do ex-Beatle, com a cabeça sobre o seu ombro Imagem: Reprodução

De Londres

18/12/2019 11h14

Kenny Lynch, cujos hits pop — incluindo Up on the Roof — fizeram dele um dos artistas britânicos negros mais conhecidos da década de 1960, morreu aos 81 anos.

"Infelizmente, nosso pai faleceu nas primeiras horas da manhã. Ele será lembrado e fará falta para muitos", disseram suas filhas.

Lynch foi a primeira pessoa a lançar um cover de uma música dos Beatles, com Misery, em 1963, e apareceu na capa do álbum Band On the Run, de Paul McCartney, uma década depois.

Lynch, que cresceu no leste de Londres entre outros 12 irmãos, recebeu a Ordem do Império Britânico em 1970 e apareceu ao lado de Sid James e Charles Hawtrey no cinema, na comédia Carry On Loving, no mesmo ano.

O cantor Boy George lembrou dele como uma "parte absolutamente enorme dos meus anos 70".

Lynch também obteve sucesso como compositor, coescrevendo a música Sha La La La Lee, do Small Faces, e canções para os Drifters e Dusty Springfield.

Lynch, que sofria de câncer de próstata, deixa suas filhas Bobby e Amy.