Topo

Atriz de "Capitã Marvel" pede inclusão feminina também fora das telas

Brie Larson como Carol Danvers em cena de "Capitã Marvel" - Reprodução/IMDb
Brie Larson como Carol Danvers em cena de "Capitã Marvel" Imagem: Reprodução/IMDb

Simon Thompson

Em Los Angeles

06/03/2019 15h29

A atriz Brie Larson está aproveitando seu papel de protagonista de "Capitã Marvel", a primeira história de uma super-heroína dos Estúdios Marvel, para defender as mulheres também fora das telas. 

Brie, de 29 anos, que recebeu o Oscar de melhor atriz em 2016 pelo drama independente "O Quarto de Jack", começou a fazer campanha por uma representação feminina maior dentro e fora das telas mais de um ano atrás.

Quando chegou a hora de divulgar "Capitã Marvel", que estreia mundialmente a partir desta quarta-feira, ela pediu mais mulheres e pessoas de cor entre aquelas que a entrevistavam.

"Este filme me dá uma oportunidade e uma plataforma para poder ter mais flexibilidade para fazer mais, e simplesmente aproveitei esta oportunidade", disse ela à Reuters Television.

Em um discurso que fez no ano passado, Brie observou que 64 por cento das resenhas dos 100 filmes mais lucrativos de Hollywood em 2017 foram escritas por homens brancos.

"Capitã Marvel" não é o primeiro filme protagonizado por uma super-heroína. "Mulher Maravilha", produção da DC Comics protagonizada por Gal Gadot, rompeu essa barreira em 2017.

Mas assim como "Mulher Maravilha", Brie disse que "Capitã Marvel" tem que fazer mais do que defender as mulheres da boca para fora ? sua codiretora e corroteirista é Anna Boden. 

"Estamos contando uma história feminina, mas não basta dizer 'você só contratou uma mulher como protagonista e depois nós o fizemos!'", disse a atriz.

"É preciso infundir isso em todos os aspectos. Temos que fazer com que realmente haja mais cadeiras nesta mesa, temos que mostrar que agimos de acordo. Que não estamos só colocando isso em um pôster, estamos vivendo isso", acrescentou.

No filme passado nos anos 1990, Brie vive a piloto de caça Carol Danvers, que realiza uma viagem de autodescobrimento e se torna a poderosa Capitã Marvel, uma super-heroína que se envolve em uma guerra galáctica entre duas raças extraterrestres.

Também é uma história de amizade feminina, na qual a atriz negra Lashana Lynch interpreta Maria Rambeau, melhor amiga e colega piloto de Carol.

Lashana disse que o título marcou "um momento realmente especial para poder representar as mulheres e pessoas de cor sob uma luz tão positiva".