Entretenimento

Alemanha concede visto de três anos ao artista dissidente chinês Ai Weiwei

Frank Zeller/AFP Photo
Ai Weiwei posa com seu filho em Berlim Imagem: Frank Zeller/AFP Photo

Noah Barkin

De Berlim (Alemanha)

21/10/2015 10h31

O artista dissidente chinês e defensor da liberdade de expressão Ai Weiwei recebeu um visto para permanecer na Alemanha por três anos e vai ocupar um cargo de professor em uma universidade de Berlim, disse sua porta-voz nesta quarta-feira (21).

Ai Weiwei se reencontrou em Berlim com seu filho e parceiro, depois que inesperadamente as autoridades chinesas lhe devolveram o seu passaporte em julho. Elas haviam confiscado o documento havia quatro anos, depois de sua detenção sigilosa por um período de 81 dias.

O artista, um dos mais proeminentes dissidentes e ativistas políticos da China, publicou no Instagram uma foto de seu novo visto, que expira em outubro 2018.

 

Uma foto publicada por Ai Weiwei (@aiww) em

Ele irá agora começar a ensinar como professor convidado na Universidade das Artes de Berlim, disse sua porta-voz. "O cargo na universidade será por três anos e durante esse período ele vai passar boa parte do tempo na Alemanha", explicou.

Ai elogiou Berlim como um santuário criativo que o faz lembrar a Nova York da década de 1980 e 1990, quando ele morava lá.

O artista disse à Reuters em uma entrevista em agosto que a China havia atingido um ponto crítico onde a ausência de liberdades democráticas é uma ameaça crescente para a estabilidade econômica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo