Topo

Tela de Banksy com nazista tem lance de US$ 610 mil, diz ONG

01/11/2013 09h26

Uma obra do grafiteiro Banksy que mostra um oficial nazista admirando uma paisagem recebeu um lance de 610 mil dólares ao final de um leilão promovido por uma ONG de Nova York que auxilia pessoas sem-teto e pacientes com Aids.

O misterioso e valorizado artista britânico, que passou todo o mês de outubro surpreendendo os nova-iorquinos com suas obras espalhadas pela cidade, deixou na terça-feira a pintura, intitulada "A Banalidade da Banalidade do Mal", numa loja de objetos baratos em Nova York, a qual prontamente a levou a leilão na Internet. 

A ONG Housing Works, que exibiu a tela na vitrine da sua lojinha de Manhattan, anunciou o lance de 610 mil dólares pelo Twitter, mas disse que a oferta ainda precisa ser verificada. Estima-se que o artista tenha comprado a tela original por apenas US$ 50. 

A tela já representava uma paisagem, e Banksy a modificou incorporando um nazista fardado sentado em um banco. Funcionários da Housing Works disseram que a obra recebeu reações majoritariamente positivas.

Em 2008, uma tela de Damian Hirst que sofreu intervenção de Banksy foi vendida por 1,87 milhão de dólares num leilão, maior valor para o grafiteiro, cuja real identidade é desconhecida desde o início da sua carreira, em 1993.

Essa obra, chamada "Keep It Spotless" ("Mantenha Impecável"), era uma composição de Hirst com fileiras de bolinhas coloridas, sobre as quais Banksy colocou uma mulher com uniforme de empregada, segurando uma pá de lixo.

Em outubro, Banksy se instalou em Nova York e, durante essa residência artística, grafites seus apareceram em lugares inesperados, atraindo multidões de fãs.

Um prédio do Brooklyn, por exemplo, ganhou estênceis de ratos, e no Bronx o personagem Ronald McDonald's, da rede de fast food McDonald's, foi visto tendo seus sapatos engraxados.

Banksy também instalou uma banca para vender suas obras no Central Park a apenas 60 dólares cada.