Topo

Arnold Spielberg, pai de Steven Spielberg, morre aos 103 anos

26.abr.2012 - Steven Spielberg e o pai, Arnold Spielberg, durante evento em Los Angeles - FilmMagic / Getty Images
26.abr.2012 - Steven Spielberg e o pai, Arnold Spielberg, durante evento em Los Angeles Imagem: FilmMagic / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 08h35

Arnold Spielberg, engenheiro elétrico e pai de Steven Spielberg, morreu ontem aos 103 anos de idade. A família confirmou confirmou a notícia e disse que foi por "causas naturais".

Em publicação nas redes sociais, a Amblin, produtora de Steven Spielberg, informou: "Depois de mais de um século de contribuições e compromisso com sua família, amigos e carreira, Arnold Meyer Spielberg, pai de Steven, Anne, Sue e Nancy Spielberg, faleceu de causas naturais em 25 de agosto de 2020. Nossas mais profundas condolências à família Spielberg."

Veterano da Segunda Guerra Mundial, Arnold Spielberg ajudou a projetar o computador mainframe GE-225, que permitiu aos pesquisadores do Dartmouth College desenvolver a ferramenta de codificação conhecida como "BASIC", que inaugurou a era dos computadores pessoais.

Sua carreira dedicada à tecnologia e aos computadores lhe rendeu o Prêmio Pioneiro em Computação do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos.

Além disso, Arnold também teve influência na carreira do filho diretor. Ele ajudou Spielberg a fazer o filme "Firelight" ("A Luz do Fogo"), de 1964.

Filho de imigrantes ucranianos, Arnold Spielberg nasceu na cidade de Cincinnati, no estado norte-americano de Ohio, em 6 de fevereiro de 1917.