Topo

'Guardo aquela pulsação adolescente', diz Fernanda Montenegro aos 90 anos

Fernanda Montenegro gravou depoimento em comemoração ao Dia do Ator de Teatro, em 19 de agosto - Divulgação/Canal Brasil
Fernanda Montenegro gravou depoimento em comemoração ao Dia do Ator de Teatro, em 19 de agosto Imagem: Divulgação/Canal Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2020 15h57Atualizada em 19/08/2020 16h00

Em um vídeo "aos artistas de teatro", Fernanda Montenegro falou sobre seu amor pela atuação aos 90 anos. Na filmagem, postada em seu Instagram, a veterana afirmou que "guarda ainda aquela pulsação adolescente" pela profissão e incentivou os mais jovens a "lutarem" pela cultura.

"Não desisto! Não sei se há essa animação hoje, estamos numa outra era. A humanização está sendo revista, até instintivamente através do botão. Estamos entrando na era da ciência e da tecnologia de forma avassaladora, então haverá uma outra maneira de comunicação, uma outra cultura dentro desse sistema. Não podemos sentar", afirmou Fernanda, refletindo sobre o impacto da tecnologia no teatro.

"Não é só uma esperança votiva, tem que ser uma esperança ativa. Somos vocacionados. Não sabemos como resolver isso a não ser indo à luta. Mais uma vez eu repito: não sentar. Não sentar", repetiu a veterana, convocando os colegas a se mobilizarem para defender seu trabalho na cultura.

Fernanda Montenegro postou o monólogo em homenagem ao Dia do Artista de Teatro, comemorado em 19 de agosto.