Topo

Xuxa diz que esquece o passado de sucesso para "ego não me engolir"

Xuxa, apresentadora - Instagram
Xuxa, apresentadora Imagem: Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/08/2020 10h35

Rainha. Apesar do título de nobreza que recebeu durante o sucesso estrondoso nos anos 1980, Xuxa Meneghel diz não se preocupar com a audiência de seus programas nem com o "histórico de conquistas e sucesso". O motivo? "Meu ego pode me engolir".

As declarações de Xuxa em entrevista ao jornal Extra também versam sobre o tempo em que se sentiu usada no meio artístico, sobre o livro de temática LGBTQ+ que escreve e sobre a necessidade de posicionamento político no Brasil de Jair Bolsonaro.

A apresentadora, que também escreve um livro de memórias, foi questionada sobre sua relação com o passado de rainha dos baixinhos.

Não sou de olhar para trás. Sempre esqueço esse histórico de conquistas e sucessos. Se pensar nisso o tempo todo, meu ego pode me engolir.
Xuxa, apresentadora

Segundo a apresentadora, ela "nunca" se cobrou por fazer sucesso. "Ter meta é bom, mas não a coloco a minha frente ou a de quem amo. (...) Nunca liguei para audiência, deixo isso para diretores, equipe, quem estiver ligado nessa parte", disse.

Xuxa admite que será difícil se aposentar porque trabalha desde os 16 anos. Mas seus planos de velhice incluem uma rotina tranquila rodeada de netos.

"Não sei se as pessoas vão querer me ver muito velha na frente das câmeras, mas, se eu vou conseguir ficar no meu cantinho, é outra coisa, porque nunca parei de trabalhar", disse a apresentadora.

Tenho muito o que fazer ainda. Depois, vou amar ficar num sítio com meu velho (Junno Andrade) e meus bichos, perto da natureza, namorando e esperando meus netos para brincar
Xuxa, apresentadora

Apesar de tantas conquistas em 41 anos de carreira, ela tem um sonho que não parece difícil de conquistar: "Tenho vontade de sair pelo mundo com uma mochila nas costas", revela.

Xuxa só mostra ressentimento quando fala sobre "pessoas que me enganaram, usaram, roubaram".

"Às vezes, mexer nisso dói. Foram muitas. Me cobro por ter acreditado muito nos outros. E parece que não aprendo. Vivo deixando, criando monstrinhos que querem falar por mim, viver minha vida ou mesmo achar que são as pessoas mais importantes no meu trabalho", diz.

Quem cala consente?

Dentre os diversos projetos de Xuxa, um deles chama a atenção. Ela escreve um livro infantil sobre uma menina "que quer tanto ser amada que Deus lhe dá duas mães".

"Acredito que a única linguagem que Deus entende é a do amor e, se as pessoas me criticarem por isso, é porque o Deus delas não é amor. O meu não é preconceituoso, não tem cor, tamanho, sexo ou conta bancária. O mais lindo mandamento diz: 'Amai o próximo como a ti mesmo'. Não é 'amai o próximo de outro sexo'", diz.

No auge dos 57 anos, Xuxa vem aparecendo com frequência em suas redes sociais para comentar temas políticos. Depois de defender o youtuber Felipe Neto das falsas acusações de pedofilia, ela chegou a cobrar —e ficar sem resposta— da amiga Ivete Sangalo um posicionamento sobre a escolha de Regina Duarte para a Secretaria Especial da Cultura, cargo que atriz permaneceu por dois meses.

Quem sou eu para cobrar algo? É a real situação do país que está cobrando de nós brasileiros. Quem se cala e não se posiciona consente, como se estivesse tudo bem, mas não está
Xuxa, apresentadora