PUBLICIDADE
Topo

Morre Maurice Roeves, ator de 'O Último dos Moicanos' e 'O Juiz', aos 83

01.02.2011 - Maurice Roeves em estreia do filme "Pior dos Pecados", em Londres - Samir Hussein/Getty Images
01.02.2011 - Maurice Roeves em estreia do filme 'Pior dos Pecados', em Londres Imagem: Samir Hussein/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 08h51

O ator Maurice Roeves, conhecido pelos papéis de Coronel Munro em "O Último dos Moicanos" (1992) e Miller em "O Juiz" (1995), morreu aos 83 anos. A notícia foi confirmada pelos agentes do britânico ao Edinburgh Evening News, sem citar a causa da morte.

"Maurice era amado por seus fãs por uma variedade enorme de performances. Além de ser um ator verdadeiramente dedicado a talentoso, ele era um cavalheiro, e uma ótima companhia. Nós vamos sentir muita falta dele e estamos mandando nossas orações para sua família", escreveram os agentes.

Roeves ganhou notoriedade na TV e cinema britânicos a partir dos anos 60, emplacando papéis em clássicos como "Oh! Que Bela Guerra" (1969), "As Garras do Leão" (1972), "A Águia Pousou" (1976) e "Fuga Para a Vitória" (1981).

Papéis geek e Hollywood

Maurice Roeves (à frente) como um capitão romulano em 'Star Trek: A Nova Geração' - CBS Photo Archive/Getty Images - CBS Photo Archive/Getty Images
Maurice Roeves (à frente) como um capitão romulano em 'Star Trek: A Nova Geração'
Imagem: CBS Photo Archive/Getty Images

Em 1984, ele interpretou o vilão Stotz em uma série de episódios da versão clássica de "Doctor Who". Também é lembrado pelos fãs de ficção científica por viver um capitão romulano em episódio de "Star Trek: A Nova Geração" exibido em 1993.

Nos anos 90, trabalhou com diretores de renome como Ken Loach ("Agenda Secreta", de 1990) e Michael Mann ("O Último dos Moicanos"). Contracenou com Stallone em "O Juiz" e apareceu também no thriller "Divinas Criaturas" (2000), ao lado de Rachel Weisz.

Os últimos papéis de Roeves nas telas foram no filme "Macbeth: Ambição e Guerra" (2015), com Michael Fassbender e Marion Cotillard, e na minissérie "The Nest" (2020), produzida para a TV britânica.