Topo

O guia para entender 'Dark' e conseguir conversar com seus amigos

Cena de "Dark", séria da Netflix que todo mundo está comentando - Divulgação
Cena de 'Dark', séria da Netflix que todo mundo está comentando Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 04h00

A menos que você tenha passado os últimos dias em uma caverna, há grandes chances que você esteja vendo gente falando de "Dark" por todo lado, e memes como esse aqui passando pela sua timeline:

Mas se sua situação está mais para esta aqui e você mal sabe do que se trata a série...

... não se preocupe! Nós fizemos um guia para te ajudar. Leves spoilers adiante.

Que história é essa de dia do apocalipse?

Em "Dark", o apocalipse está marcado para 27 de junho de 2020 —que foi o dia em que a Netflix escolheu para lançar a terceira e última temporada da série.

Mas calma que ainda tem tempo para chegarmos lá...

Jonas

A série se passa em Winden, uma cidadezinha alemã daquelas em que todo mundo conhece todo mundo. É lá que conhecemos o protagonista, Jonas:

Jonas está sofrendo. Seu pai, Michael, se suicidou. E, ao voltar para a escola depois de passar um tempo em tratamento, ele descobre que Martha, sua antiga namorada, agora está com seu melhor amigo, Bartosz.

A situação começa a piorar quando, em uma noite, os três e um grupo que inclui o irmão caçula de Martha, Mikkel, resolvem ir a uma caverna no meio da floresta para procurar drogas —escondidas por um menino desaparecido. Ótima ideia, não?

Enquanto eles estão lá, as luzes das lanternas começam a piscar e um som misterioso sai da caverna. Eles saem correndo mas, no meio de tudo, Mikkel desaparece.

Para onde foi Mikkel?

Aí é que a coisa começa a complicar: o menino entrou na caverna e foi parar no ano de 1986. Sem conseguir voltar, ele foi adotado por uma enfermeira chamada Ines e cresceu para se tornar Michael, o pai de Jonas.

Como Mikkel/Michael é irmão de Martha, isso significa que Jonas, na verdade, estava apaixonado por sua tia (alô, Jon Snow e Daenerys!).

Pesado. #darknetflix

A post shared by DARK BRASIL (@netflixdarkbr) on

Mas pode isso?

Ô se pode. A viagem no tempo é essencial à história de "Dark", assim como as vidas cheias de decepções, traições e tragédias dos habitantes de Winden.

Um dos métodos da viagem no tempo é pela caverna (mas sim, também existe uma máquina). Por ela, uma pessoa pode voltar ou avançar no tempo em 33 anos. Dessa forma, a história se desenvolve, principalmente, em três períodos diferentes: 1953, 1986 e 2019-2020.

Isso significa que você vai ver os personagens em várias fases da vida, geralmente em três versões: criança, adulto e idoso. Quando você está assistindo, pode ser um pouco demorado memorizar todos os rostinhos, mas juro que uma hora tudo começa a fazer sentido.

Famílias diferentes

Ao longo da série você descobre que muita gente viaja no tempo e resolve ter filhos em outras épocas, o que cria árvores genealógicas um tanto quanto confusas. Jonas ser sobrinho de Martha é o de menos aqui, quando você tem, por exemplo, o caso de Charlotte, que é ao mesmo tempo mãe e filha de Elisabeth.

Isso vai render muito drama, sim.

#darknetflix

A post shared by DARK BRASIL (@netflixdarkbr) on

A usina

Winden tem uma usina nuclear que é onde acontece o acidente que leva ao apocalipse que falamos lá em cima. Os criadores da série, Baran Bo Odar e Janjte Frisse, admitiram que se inspiraram no acidente de Chernobyl, que aconteceu justamente em 1986.

As pessoas não tomam banho?

Olha... na maior parte do tempo, só de chuva mesmo.

Aliás, pode não parecer, mas esse que aparece aqui embaixo é a versão idosa do Jonas, Adam.

Viagem no tempo não é fácil, né?

Mas como acaba tudo?

Se você quiser ir direto para o fim, você pode ver o nosso texto com o final explicado da série, e a nossa árvore genealógica atualizada. Aproveite!