'Dark': As perguntas que o fim da série não respondeu
A terceira temporada de "Dark" concluiu lindamente a história da série alemã da Netflix, com um desfecho emocionante que conseguiu encerrar o ciclo iniciado na primeira temporada. Mas algumas questões ficaram sem respostas —e provavelmente continuarão a nos assombrar por um bom tempo.
Abaixo, listamos algumas delas. Há, claro, muitos spoilers adiante, então não leia se não tiver terminado a temporada. Enquanto isso, dá para conferir nossa crítica da terceira temporada e nossa entrevista com o Jonas e a Martha, ambas sem spoilers!
O que aconteceu com o olho de Woller?
Pelo jeito, jamais saberemos. O policial passou boa parte da série com um tapa-olho e quase explicou o que havia acontecido bem no final, mas foi interrompido pela queda de luz causada por uma tempestade.
Vamos ter que continuar com essa dúvida.
Katharina tem esse nome no mundo de origem?
Ao longo da temporada, vimos que o nome de Katharina era um exemplo do "paradoxo de Bootstrap", em que um objeto existe no tempo sem ter exatamente uma origem.
Hannah, em sua viagem aos anos 1950, adotou o nome de Katharina e foi com ele que ela conheceu a mãe de Katharina, Helene. Agora, será que Katharina continua sendo chamada assim no mundo de origem? Não há como termos certeza, pois em nenhum momento é dito o nome dela na sequência do final.
Quem são o pai de Helge e a mãe de Peter?
"Dark" já havia dado a entender que Helge poderia não ser filho biológico de Bernd Doppler, quando Greta disse que ele "não foi concebido com amor". E a árvore genealógica divulgada em um site oficial da série confirma isso, ao listar como pai de Helge um homem chamado Anatol Veliev. Quem é ele? Teria ele estuprado Greta?
Situação semelhante acontece com a mãe do filho de Helge, Peter. Na árvore, só vemos um nome: Ulla Schmidt. Quem era ela ou como eles se conheceram, não sabemos. O máximo que vimos foi um jovem Peter chegando de outra cidade para viver em Winden.
O que aconteceu entre Agnes e o Desconhecido?
Agnes teve uma participação muito breve na temporada, e sua ausência foi particularmente sentida por conta da presença do Desconhecido —filho de Jonas com a Martha do Mundo B, ele concebeu Tronte com Agnes. Como foi o relacionamento dos dois (se é que houve um)? Teria sido um ponto interessante a ser explorado, especialmente com a trajetória de Agnes, que se afastou do Sic Mundus e depois retornou.
Mas a gente queria mesmo era ter visto mais deste casal aqui, ó:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.