Topo

Jeff Beck tem coleção de carros que vai de relíquias de 1932 a esportivos

Jeff Beck em foto antiga com um hot rod - Reprodução/Instagram
Jeff Beck em foto antiga com um hot rod Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 13h40

Uma das lendas do rock, o guitarrista Jeff Beck gosta de colocar suas mãos em outro tipo de instrumento. A revista "GQ" fez um perfil do lado fanático por carros do britânico, que tocou em grupos como Yardbirds, com Rod Stewart e em sua banda solo.

Com 76 anos, comemorados hoje, o músico tem uma coleção de carros que vai de relíquias dos anos 1930 - várias delas - a carros mais modernos, esportivos.

A paixão surgiu antes dos Yardbirds, quando Beck trabalhou em uma oficina mecânica para ganhar uns trocados. Isto é, além de gostar do que vê por fora, ele é um dos raros músicos colecionadores que sabe muito bem o que acontece por baixo da carroceria.

Segundo a "GQ", certa vez Eric Clapton mostrou a ele suas Ferraris. "Qualquer um pode comprar estes", provocou Beck, que ainda citou seus hot rods - carros antigos modificados - como modelos mais atrativos.

Entre os carros mostrados pela revista, há um coupé azul de três janelas lançado em 1932. O modelo é raro nos Estados Unidos, onde mora agora.

beck1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Carro de 1932 de Jeff Beck
Imagem: Reprodução/Instagram

Beck diz ter montado mais de 30 carros. Hoje, sua garagem tem ao menos 14 hot rods e três Corvettes.

Outra antiguidade é um Ford Deuce Coupé, de 1932. Beck tentou comprar o modelo do filme "Loucuras de Verão", de George Lucas. Apesar de não conseguir o original, pegou um parecido.

beck2 - Getty Images - Getty Images
Carro de 1932 semelhante ao de Jeff Beck
Imagem: Getty Images

A história de um coupé de cinco janelas de 1932 é curiosa. Em uma loja, um colecionador gostou da namorada de Beck e a convidou para um ensaio fotográfico. "Saia daqui, a menos que você tenha um coupé de cinco janelas", disse Beck para ele. E foi assim que conseguiu o carro.

A história de amor com Corvettes também é antiga. "A primeira soma grande de dinheiro que ganhei usei direto para comprar um Corvette de 1963. Eu tinha que tê-lo. Eu tinha um pôster dele". Beck inclusive se negou a deixar o carro de lado depois de ele ser prejudicado pela corrosão e conseguiu reformá-lo.

beck2 - Getty Images - Getty Images
Corvette semelhante ao de Jeff Beck
Imagem: Getty Images

Por fim, Beck também curte veículos mais novos e modernosos. Ele tem um Corvette Zo6, que chega a 100 km/h em 3,7 segundos. "É um furacão sobre rodas. É ridículo", brinca ele.

beck3 - Getty Images - Getty Images
Chevrolet Corvette de 2007 semelhante ao de Jeff Beck
Imagem: Getty Images

Jeff Beck recentemente lançou "isolation", faixa em que divide espaço com Johnny Depp - o ator canta e toca guitarra no single.