Topo

Entenda as acusações contra Danny Masterson, de 'That '70s Show'

O ator Danny Masterson - Getty Images
O ator Danny Masterson Imagem: Getty Images

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 17h39

O ator Danny Masterson, famoso por séries como "That 70s Show" e "The Ranch", virou notícia de novo essa semana após ser formalmente acusado de estupro pela polícia de Los Angeles. Mas as acusações contra o ator não são exatamente novas —e explicamos o caso dele inteirinho aqui:

Quais são as acusações?

O ator é acusado de estuprar três mulheres nos anos 2000: Uma mulher de 23 anos, em 2001, uma mulher de 28 anos, em abril de 2003, e uma mulher de 23 anos em dezembro de 2003.

Ele já estava sendo investigado?

Sim. A polícia de Los Angeles o investigava pelos três crimes desde 2016, de acordo com a revista "Variety", e o caso se tornou público poucos meses depois, em 2017.

O ator Danny Masterson é acusado de estuprar quatro mulheres - Reprodução - Reprodução
Danny Masterson em cena de 'The Ranch'
Imagem: Reprodução

Masterson chegou a ser detido?

Sim. Ele foi detido pela polícia na quarta-feira (17), mas foi liberado após pagar uma fiança de US$ 3,3 milhões. Se condenado, ele pode pegar até 45 anos de prisão.

E as acusações do #MeToo?

Estamos falando das mesmas acusações. Mas elas voltaram a ser bem comentadas quando o movimento ganhou força, e muita gente pediu à Netflix, que exibe a série "The Ranch", que se pronunciasse sobre o caso.

Ele foi demitido?

Sim. Em dezembro de 2017, a Netflix anunciou que continuaria a produção de "The Ranch" sem o ator. A série seguiu sem ele por mais duas temporadas até ser encerrada na quarta, no ano passado. O ator Dax Shepard foi contratado para viver um novo personagem após a saída de Masterson.

"The Ranch": Sai Danny Masterson e entra Dax Shepard - Reprodução/Montagem - Reprodução/Montagem
Imagem: Reprodução/Montagem

Há outros processos em andamento?

Sim. Em agosto de 2019, quatro mulheres entraram com um processo contra Masterson e a Igreja da Cientologia, alegando que haviam sido assediadas e perseguidas por terem denunciado o ator à polícia.

Ator Danny Masterson - Michael Buckner/Getty Images for Samsung - Michael Buckner/Getty Images for Samsung
Imagem: Michael Buckner/Getty Images for Samsung

Uma das mulheres afirma no processo que foi sexualmente atacada por Masterson várias vezes enquanto os dois estavam em um relacionamento. Em uma delas, o ator teria colocado drogas em seu vinho e a estuprado enquanto ela estava inconsciente.

A Igreja da Cientologia não comenta as acusações.

O que diz Masterson?

O ator vem negando as acusações desde 2017. Esta semana, seu advogado, Tom Mesereau, enviou à imprensa americana mais uma declaração negando os crimes.

O Sr. Masterson é inocente, e estamos confiantes de que ele será considerado inocente quando todas as evidências vierem à luz e as testemunhas tiverem a oportunidade de testemunhar.

E agora?

O caso começará a ser discutido nos tribunais a partir do dia 18 de setembro, de acordo com a "Variety".