Topo

Netflix retira episódio de série do catálogo por uso de blackface

David Cross faz "blackface" em episódio de "W/ Bob and David" - Reprodução/YouTube
David Cross faz 'blackface' em episódio de 'W/ Bob and David' Imagem: Reprodução/YouTube

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 16h44

A Netflix retirou um episódio da série de esquetes "W/ Bob and David" do catálogo por causa do uso de blackface por um dos protagonistas. O blackface é a prática racista de pintar o rosto de atores brancos para representar (frequentemente, de forma caricata e ofensiva) personagens negros.

No terceiro capítulo dos cinco produzidos de "W/ Bob and David", o personagem de David Cross ("Arrested Development") aparecia com o rosto pintado. O esquete se chamava "Know Your Rights" — "conheça seus direitos", em tradução livre —, e mostrava um homem, interpretado por David, tentando ensinar aos espectadores os seus direitos constitucionais, especificamente em confrontos com policiais.

Ao UOL, a Netflix apenas confirmou que a retirada do episódio foi consequência do esquete em que Cross aparece usando blackface. A plataforma de streaming não quis se manifestar mais sobre o assunto.

Criadores defendem

Tanto David Cross quando Bob Odenkirk ("Better Call Saul"), que são os criadores e astros de "W/ Bob and David", defenderam o uso do blackface no esquete, embora não tenham criticado abertamente a decisão do streaming de retirá-lo do ar.

"Oi pessoal, a Netflix vai retirar um esquete de 'W/ Bob and David' por que o personagem ridículo e bobo que eu interpreto usa 'blackface' em certo momento. O ponto deste esquete era mostrar o quão absurdo era isso... bom, esta é a última chance de vocês decidirem por si mesmos", escreveu Cross.

O comediante deixou um link para o esquete no YouTube, que desde então foi bloqueado para visualização pública.

Respondendo ao tuíte do colega, Odenkirk escreveu: "Nós sempre consideramos cada escolha que fizemos durante a nossa série, e sempre tivemos o objetivo de fazer vocês rirem e pensarem, nunca fazendo um argumento óbvio... Isso inclui este esquete. A nossa comédia sempre foi sobre o elemento humano, não sobre fazer um argumento político".