Jimmy Fallon pede desculpas por 'blackface' em quadro do 'SNL' no ano 2000
Jimmy Fallon pediu desculpas ontem em seu Twitter por ter feito "blackface" em um quadro do programa humorístico "Saturday Night Live", que foi ao ar no ano 2000. No vídeo que viralizou, o humorista aparece com o rosto pintado de marrom e com uma peruca, imitando o também comediante Chris Rock.
A prática do "blackface" tem forte estigma racista, especialmente nos Estados Unidos, onde foi utilizado durante mais de cem anos para ridicularizar e reforçar esteriótipos da população negra. Com o ressurgimento do vídeo de Fallon, a #JimmyFallonisoverparty (#JimmyFallonEstáCancelado, em tradução livre do inglês) entrou nos trending topics do Twitter.
"Em 2000, enquanto estava no SNL, tomei uma péssima decisão de fazer uma representação de Chris Rock enquanto praticava 'blackface'. Não há desculpa para isso. Sinto muito por ter tomado essa decisão inquestionavelmente ofensiva e agradeço a todos por me responsabilizarem", afirmou Fallon em tuíte.
No ano passado, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, também se desculpou após imagens suas praticando "blackface" ressurgirem na internet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.