Rua que inspirou hit dos Beatles pode mudar nome por ligação com escravidão
A Penny Lane, rua que inspirou o hit de mesmo nome dos Beatles, pode deixar de existir. O prefeito de Liverpool, no Reino Unido, disse à Sky News que vai considerar renomear a rua caso as ligações do nome atual com um negociador de escravos do século 18 sejam confirmadas.
Durante protestos antirracistas nas últimas semanas, a placa sinalizando a Penny Lane foi vandalizada. Os ativistas argumentam que a rua tem esse nome em "homenagem" ao comerciante de escravos James Penny.
O prefeito Steve Rotherham disse que sua equipe ainda não encontrou provas desta ligação, mas que a investigação continua. Outra teoria, segundo ele, é que antigamente existia uma espécie de "pedágio" naquela rua, levando-a a ser batizada como "penny" — uma palavra em inglês para moeda.
No entanto, ele frisou que, caso a conexão com James Penny seja comprovada, a prefeitura vai tomar atitudes imediatas. "Algo precisará ser feito. Aquela placa estará em perigo, e eu imagino que poderemos renomear a rua", disse.
O Museu da Escravidão de Liverpool está participando da investigação, e disse que a evidência ligando a Penny Lane a James Penny ainda é "inconclusiva".
4 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
quanto mi mi mi
só falta pedir para acabar com a música que deu visibilidade a rua. A historia não deve ser apagada, e sim lembrada e refletida para nossos tempos. caso contrario viveremos a queimar livros tentando apagar um passado sem refleti-los para melhorar o presente e o futuro.