Topo

Por que você precisa prestar atenção em Issa Rae, de 'Insecure'

Issa Rae na quarta tempora de "Insecure" - Divulgação/HBO
Issa Rae na quarta tempora de 'Insecure' Imagem: Divulgação/HBO

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 13h02

Não dá para negar: Issa Rae está com tudo. A atriz, produtora, roteirista e diretora (ufa!) começou o ano anunciando os indicados ao Oscar, lançou dois novos filmes e viu sua série "Insecure", da HBO, ganhar mais atenção por causa de um tuíte curtido pelo presidente americano Donald Trump (por essa nem ela esperava).

É um ótimo momento para você começar a prestar mais atenção em Issa, e te contamos o porquê.

Criadora original

Issa começou sua carreira em 2011, quando lançou no YouTube a série "The Misadventures of Awkward Black Girl", uma comédia sobre uma garota, interpretada por ela mesma, que passa por um monte de situações esquisitas no trabalho e com os crushes.

A série viralizou, ganhou uma segunda temporada e fez com que Issa entrasse na lista de "30 pessoas com menos de 30" da "Forbes". Poder, né?

Representação

Issa fez "Awkward Black Girl" porque queria contar suas experiências como uma mulher negra e americana. Ela conseguiu levar isso para a TV com "Insecure", que estreou em 2016 e acabou de encerrar, neste domingo, sua quarta temporada.

A série, que tem sido elogiada e já foi indicada ao Emmy, manda a real sobre o que é ser uma mulher negra tentando se encontrar em Los Angeles, com tudo o que isso envolve: amigos, família e sim... os romances.

Mas isso não significa que a criadora não sinta pressão, já que "Insecure" é uma das poucas produções a colocar mulheres negras como protagonistas.

Em um papo com o UOL, a atriz lembrou que a série, por exemplo, já foi criticada por não mostrar os personagens usando camisinhas -uma crítica pouco feita a outras séries.

Se você têm mais séries retratando essas experiências, há menos pressão. E há outras, mas nem tantas assim.

Insecure... na vida real também

Se na série sua personagem (também chamada Issa) fica cada vez mais confiante conforme os episódios passam, na vida não tem sido exatamente assim para a atriz e criadora —e ela não tem vergonha nenhuma de admitir.

Eu sempre fui muito confiante e amo o que faço. Mas quanto mais abraço as coisas em que acho que sou boa, mais insegura eu fico, porque eu realmente amo muito tudo isso.

Projetos, projetos e mais projetos

Issa não para: além de "Insecure", ela estrelou neste ano os filmes "A Fotografia" e "Um Crime Para Dois", e já está escalada para mais três. Ela ainda tem um selo musical e virou sócia de um café em Inglewood, na Califórnia.

Qual o segredo para fazer tudo isso?

Eu tenho oportunidade de produzir o conteúdo que quero ver, o que é incrível, e também de ser uma artista e dar oportunidade a outros artistas. Isso me motiva muito.

Continue fazendo coisas incríveis, Issa!