Topo

Não foi só 'Trevo'! Tiago Iorc teria barrado outras 3 músicas de Anavitória

Tiago Iorc e a dupla Anavitória: parceria rompida - Divulgação
Tiago Iorc e a dupla Anavitória: parceria rompida Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/06/2020 18h53Atualizada em 14/06/2020 23h48

A dupla Anavitória se posicionou oficialmente hoje sobre o imbróglio com Tiago Iorc em relação à liberação de músicas para um novo projeto delas, o DVD do disco "O Tempo É Agora".

Segundo Ana Caetano, compositora de "Trevo (Tu)" junto com ele, o cantor não liberou essa e outras três músicas que também têm a autoria dele para o novo projeto delas. As músicas são: "Porque Eu Te Amo", "Agora Eu Quero Ir" e "A Gente Junto".

Direitos autorais divididos

Bastante didática, Ana explicou no vídeo como funciona a divisão dos direitos autorais. Todos os autores são remunerados, independentemente do projeto em que a canção é usada.

"Isso não tem nada a ver com você abrir mão do seu direito autoral sobre a música. Se você libera, você é remunerado normalmente por cada execução da música. Já regravamos várias músicas nossas e isso nunca foi um problema até o momento", explicou a cantora e também autora das canções.

Desabafo em live

Durante a live de Dia dos Namorados de Anavitória, Ana fez um desababafo antes de tocar "Trevo (Tu)", um dos maiores sucessos da dupla, mas não citou o nome de Tiago Iorc.

"Essa semana a gente recebeu uma notícia um pouco estranha e um pouco triste que esse outro autor da música tá impedindo a gente de regravar a nossa música", disse a cantora na ocasião.

Hoje, durante o posicionamento das meninas, Vitória defendeu a amiga. "O que aconteceu na live foi um pulso emocional e ferida no coração. Nunca foi nossa intenção tornar isso público."

Ela continuou. "Isso é zero a energia que a gente queria estar vivendo agora. De parada de briga, vocês escolhendo um lado ou o outro lado. O mundo está em uma situação delicada e isso também não é o que a gente quer para a nossa vida."

Afastados há 2 anos

As meninas ainda falaram sobre as diversas tentativas de diálogo, que já se estendem por dois anos, como contou ontem Felipe Simas em entrevista ao UOL. O empresário cuida da carreira delas e também é ex-agente de Tiago Iorc.

"O que a gente não entende é porque um processo que não tem nada a ver com a gente está caindo sobre as nossas músicas", finalizou Vitória, se referindo ao rompimento recente de Tiago com o escritório de Felipe Simas.

Recado para Tiago

Ana Caetano ainda dirigiu uma mensagem direta à Tiago, em resposta ao vídeo que o cantor gravou depois da repercussão do desabafo dela na live.

"Eu não consigo entender porque você levantou essa questão de direito autoral. Essa história não é sobre isso".

A cantora não gostou da forma que o ex-amigo e produtor se dirigiu a ela, chamando sua atitude de falar na live de 'impensada'.

"Eu não considero isso 'uma atitude impensada e desnecessária'. Eu não consigo contatar você. Foi o espaço que a gente achou de mandar uma mensagem. E deu certo, pois finalmente a gente está podendo ter esse diálogo mesmo que aos olhos de tantas pessoas."

Resposta

Mais tarde, ainda na noite deste domingo, Tiago Iorc veio a público mais uma vez falar sobre a questão, dizendo que tinha assistido ao vídeo das meninas.

"Como vocês mesmas disseram, eu nunca deixei de liberar uma música para vocês e nem nunca vou fazer isso. A questão não é com vocês. Eu sei que os meus direitos estão resguardados, os direitos de vocês também, mas outras pessoas também se beneficiam com essa liberação", explicou Tiago, referindo-se ao empresário Felipe Simas sem citá-lo nominalmente.

O cantor, compositor e produtor ainda se mostrou aberto a resolver a questão o mais rápido possível e reforçou que respeita Anavitória e a história de anos deles.

Veja a resposta completa: