Playlist: MC Cabelinho indica músicas para conhecer a realidade das favelas
Quando lançou "Maré", há três dias, MC Cabelinho lançou também um manifesto em seu Instagram pedindo o fim da "guerra contra o pobre, preto e favelado", representados recentemente por Ágatha, João Pedro e George Floyd. Na música, ele se coloca na pele de um jovem da comunidade que seguiu para o crime.
Me aprofundei no crime muito cedo / Mesmo sabendo que tinha perigo / Infelizmente não teve outro jeito/ Eu precisava alimentar meu filho / Na minha geladeira só via água / Aquela cena era tão ruim / Eu só queria minha carteira assinada / Mas não deram essa chance pra mim
trecho de 'Maré', de MC Cabelinho
Cria do complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro, MC Cabelinho seguiu um caminho diferente do seu personagem em "Maré": virou cantor. E ganhou ainda mais destaque na TV como o Farula na novela "Amor de Mãe".
Com as gravações interrompidas pela pandemia do coronavírus, ele segue ainda mais dedicado à música e prepara seu próximo álbum. A inspiração vem de outros que, assim como ele, já viveram a realidade das comunidades.
Referências
Convidado da semana do UOL para mostrar o que está rodando em sua playlist, o cantor destaca parceiros e até influências internacionais.
Desde pequeno sempre tive o MC Orelha como uma das minhas maiores inspirações no funk. Ele canta a realidade que a gente vive na favela e que normalmente não é exposta, uma realidade que só quem é nasceu e viveu na favela conhece
"Também venho curtindo mais recentemente diversos artistas de outros gêneros, Djonga, BK, Ret e até a Amy Winehouse, de quem sou fã de carteirinha. De certo modo todos me influenciam de alguma forma."
De influenciado a influente
MC Cabelinho sonha em inspirar outras pessoas que vieram da mesma realidade que ele e ser cada vez mais ouvido, não só na música.
Nós, os artistas pretos cantamos de tudo, não falamos só de pobreza e das dificuldades que passamos na vida. A gente sabe conversar também sobre educação, políticas, viagens... Tem que ouvir o nosso lado da história em todas as áreas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.