PUBLICIDADE
Topo

Fãs de k-pop derrubam app feito para denunciar violência em protestos

Banda de K-Pop BTS - Brendan McDermid
Banda de K-Pop BTS Imagem: Brendan McDermid

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 10h26

Os fãs de k-pop estão fazendo sua parte para ajudar os grupos que estão saindo às ruas dos EUA para protestar após a morte de George Floyd sob custódia policial. Em uma ação no Twitter, eles conseguiram derrubar um aplicativo da polícia de Dallas (EUA) que servia para denunciar supostas ações violentas de ativistas durante os protestos.

Tudo começou quando a polícia de Dallas divulgou o aplicativo no Twitter: "Se você tem vídeos de atividades ilegais em protestos e quer compartilhá-los com a polícia, você pode baixar o nosso aplicativo iWatch Dallas. Você pode permanecer anônimo em sua denúncia".

Logo os fãs de k-pop viram uma abertura, e propuseram que todos baixassem o aplicativo e, ao invés de mandar vídeos dos protestos, enviassem cenas de seus cantores e cantoras favoritas dançando e cantando — o que é popularmente conhecido como "fancam".

Fãs de BTS, Blackpink e outros grupos de k-pop atenderam ao chamado, e até criaram novos vídeos só para mandar para o aplicativo.

A ideia funcionou até mais do que o esperado: enquanto o objetivo era só mandar tantos vídeos de shows de k-pop que os oficiais não conseguiriam achar as denúncias de violência em protestos, poucas horas depois do começo da ação a polícia de Dallas anunciou que estava tirando o aplicativo do ar.

"Devido a dificuldades técnicas, o nosso aplicativo iWatch Dallas ficará fora do ar temporariamente", disseram no Twitter.