PUBLICIDADE
Topo

Dia da Toalha e dos nerds: por que se comemora o 25 de maio

"O Guia do Mochileiro das Galáxias" inspirou a comemoração do Dia da Toalha! - Reprodução
"O Guia do Mochileiro das Galáxias" inspirou a comemoração do Dia da Toalha! Imagem: Reprodução

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

25/05/2020 12h00

Não entre em pânico e leve sua toalha sempre com você. Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e também o Dia da Toalha. Mas por que se comemora essa data? De onde ela veio? Por que a resposta para a questão fundamental da vida e do universo é 42?

Vem que explicamos.

Celebração nerd

A comemoração do "orgulho nerd" é bem recente: ela começou na Espanha, em 2006. O 25 de maio foi escolhido por ser o dia em que "Star Wars: Uma Nova Esperança" estreou, em 1977 —não confundir com o Dia de Star Wars, comemorado no 4 de maio.

Na ocasião, 300 nerds se reuniram nas ruas de Madri (e, pelas fotos, parece ter sido uma festa boa!)

Em 2008, a comemoração chegou aos Estados Unidos, e o resto é história!

Tá, mas e o Dia da Toalha?

O Dia da Toalha veio antes, mas está ligado a outro ícone da literatura nerd: o escritor Douglas Adams, autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Adams morreu em 11 de maio de 2001, e um grupo de fãs resolveu homenageá-lo duas semanas depois de sua morte, no dia 25, criando o Dia da Toalha.

Isso porque a toalha é, segundo o "Guia", "...um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar" e tem várias utilidades: dar apoio psicológico, servir como agasalho ou travesseiro, ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas... e, claro, se enxugar.

Mas voltando à homenagem: os fãs então decidiram sair às ruas com uma toalha para lembrar Adams, e a tradição pegou!

Pegou tanto que, hoje, até o perfil oficial da CPTM (a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) comemorou o Dia da Toalha! Como não amar?

Tenham um bom Dia da Toalha! Até logo e obrigado pelos peixes!