Topo

Dia de Star Wars: 5 filmes e séries além da saga Skywalker

Baby Yoda é prova de que "Star Wars" ainda tem muito a oferecer - Divulgação
Baby Yoda é prova de que 'Star Wars' ainda tem muito a oferecer Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 04h00

Um trocadilho entre as frases "may the force be with you" ("que a força esteja com você") e "may the 4th be with you" colocou definitivamente o 4 de maio no calendário dos fãs de "Star Wars": é quando se celebra o dia dedicado à saga, o #StarWarsDay.

A história da galáxia muito, muito distante começou lá em 1977, com "Uma Nova Esperança" e acabou por criar um universo que se estende bem além das três trilogias que compõem a saga Skywalker, encerrada no ano passado com o controverso "A Ascensão Skywalker". Então, aproveitando a data, lembramos a seguir cinco vezes em que Star Wars mostrou que dá, sim, para contar outras histórias, igualmente interessantes.

Baby Yoda (ou melhor, 'The Mandalorian')

Nem deu tempo de o Disney+ chegar ao mundo todo, mas foi o suficiente para todo mundo AMAR o Baby Yoda. A criaturinha verde conquistou a internet logo que apareceu e já inspirou um monte de brinquedos (alguns vão custar até R$ 600 por aqui).

Mas a série em si, que acompanha o caçador de recompensas (Pedro Pascal), também foi bem recebida pelo público e pela crítica lá fora. A segunda temporada já foi confirmada —e, graças à força, teve as filmagens finalizadas antes da pandemia de covid-19 se espalhar pelo mundo.

Os brasileiros vão poder conferir a série daqui alguns meses, já que o Disney+ deve desembarcar por aqui no segundo semestre.

'Rogue One'

O filme mostra a ação dos rebeldes que resultou na entrega dos projetos da Estrela da Morte à princesa Leia, ponto de partida de "Uma Nova Esperança". É um verdadeiro filme de guerra, diferente de tudo o que "Star Wars" já nos entregou ao longo dos anos —e também um dos melhores da franquia. Está disponível no Amazon Prime Video.

'Star Wars: The Clone Wars'

Situada entre os episódios II, "O Ataque dos Clones", e III, "A Vingança dos Sith", a série acompanha as Guerras Clônicas que varrem a galáxia. Acompanhamos Anakin Skywalker e sua padawan Ahsoka Tano, que será interpretada por Rosario Dawson nos novos episódios de "The Mandalorian", e ainda revemos figuras como Obi-Wan Kenobi e Yoda.

A série foi exibida por vários anos no Cartoon Network, e ganhou uma sétima temporada no Disney+.

'Star Wars Rebels'

A série que se passa antes de "Uma Nova Esperança" mostra o crescimento das forças do Império, que tentam exterminar os últimos Jedi, e o início da Aliança Rebelde. Foi exibida por aqui no Disney XD, entre 2014 e 2018.

'Star Wars Resistance'

Um piloto é recrutado pela Nova República para espiar a Primeira Ordem nesta série de animação que conta com as participações de Poe Dameron (Oscar Isaac) e Capitã Phasma (Gwendoline Christie) e se passa poucos meses antes de "O Despertar a Força". A série animada, que conta com o primeiro casal gay da saga, vai ao ar pelo Disney XD.