Topo

De 'Casa de Papel' a 'Breaking Bad': passeie por cenários de séries famosas

Fachada de prédio em Nova York usada em "Friends" - Reprodução/Google Street View
Fachada de prédio em Nova York usada em "Friends" Imagem: Reprodução/Google Street View

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

22/05/2020 04h00

Você já maratonou todas as séries que ama na quarentena. Já pesquisou sobre a origem dos personagens e mergulhou fundo em todas as teorias possíveis. O que fazer agora? Sempre dá para ir além na internet.

Por exemplo: dá para visitar locais em que muitas delas foram rodadas ou tiveram cenários, em diversas partes do mundo, tudo isso sem sair de casa e usando apenas o Google Street View.

O UOL separou abaixo 13 de alguns dos sets mais famosos da televisão e do streaming para espiar tranquilamente e passear —ainda que virtualmente— pelos arredores e pela vizinhança.

Madri

'La Casa de Papel'

A Casa da Moeda e o Banco da Espanha são cenários constantes da série espanhola. Mas as cenas em questão, na verdade, foram filmadas em outros dois prédios públicos. O Conselho Superior de Investigações Científicas e os Novos Ministérios, ambos em Madri.

A casa da Moeda da série (CSCI)

O Google Street View permite chegar perto apenas do primeiro edifício do CSCI. Veja abaixo imagem aérea do prédio principal.

A Casa da Moeda da série "A Casa de Papel" - Reprodução/Google Street View - Reprodução/Google Street View
Imagem: Reprodução/Google Street View

Onde fica: Calle Serrano, 117, Madri

O Banco da Espanha da série (Novos Ministérios)

Visão aérea dos Novos Ministérios, em Madri, prédios que representam o Banco da Espanha na parte 3 de La Casa de Papel - Reprodução/Google Street View - Reprodução/Google Street View
Imagem: Reprodução/Google Street View

Onde fica: Paseo de la Castellana, 96, Madri

'Elite'

São várias locações em 'Elite', que é filmada na região de Madri, incluindo San Lorenzo de El Escorial, localizada na Serra de Guadarrama, uma bela região montanhosa. Mas muitos fãs se perguntam onde fica a escola privada Las Encinas, que na verdade é uma instituição de ensino superior: a Universidade Europeia de Madrid.

Escola Las Encinas

Onde fica: Calle Tajo, s/n, 28670 Villaviciosa de Odón, Madri

Senoia

'The Walking Dead'

A cidade de Woodbury

Já imaginou andar pela rua que serviu de cenário para 'The Walking Dead' na terceira temporada? A rua da cidade de Woodbury fica, na verdade, em Senoia, no estado da Georgia. Por ali também está o famoso "hospital" da série —pelo menos o prédio comercial usado como fachada. A cidade costuma receber muitos fãs e conta com passeios guiados pelos cenários da série.

Onde fica: Main Street, Senoia, Georgia, EUA

Albuquerque

'Breaking Bad'

A casa de Walter White

White, o químico que se transforma em traficante, vive em um uma região suburbana no estado do Novo México. A casa tem importância central na série e foi usada em diversas passagens. Os donos do imóvel de três quartos, que não é nada luxuoso, precisaram deixá-lo durante as filmagens. Hoje, a casa virou ponto de peregrinação de fãs.

Onde fica: Piermont Drive, 3.828, Albuquerque, Novo México, EUA

Nova York

'Orange Is the New Black'

O restaurante do Dmitri

A série possui diversas locações em Nova York, e uma das mais famosas é o restaurante do personagem Dmitri, que na verdade se chama Rosario's. A delicatessen italiana fica no bairro Astoria, no Queens, onde tradicionalmente vivem muitos imigrantes, com grandes comunidades grega, italiana e brasileira.

Onde fica: 22-55, 31st Street, Astoria, Queens, Nova York, EUA

'Seinfeld'

O Diner

Um dos endereços mais icônicos para os fãs de sitcoms é o diner frequentado por Jerry, George, Kramer e Elaine em "Seinfeld". Ele existe de verdade em Nova York, apesar de as cenas internas não terem sido feitas ali. O nome real do estabelecimento, ocultado na série, é Tom's Restaurant, local de muitas selfies de seguidores do programa.

Onde fica: Broadway, 2.880, Morningside Heights, Nova York, EUA

'Friends'

Prédio da Monica

Mais um imóvel usado apenas para imagens externas. Com sua conhecida escada de incêndio, o prédio de cinco pavimentos abrigaria os apartamentos de Monica e Chandler, onde a maior parte da ação de "Friends" acontece. Está localizado em um dos bairros mais descolados de NY, uma área residencial repleta de lojas e restaurantes.

Onde fica: Bedford Street, 90, West Village, Nova York, EUA

'Sex and the City'

Magnolia Bakery

O local em que Carrie conta a Miranda sobre sua grande paixão, enquanto come um delicioso cupcake, existe realmente e desde 1996. O sucesso da série contribuiu para a fama do estabelecimento, que também já foi mostrado nos filmes "Terapia do Amor", "O Diabo Veste Prada" e na série "Spin City". Curiosidade: fica a apenas 500 metros do prédio de Monica.

Onde fica: Bleecker Street, 401, West Village, Nova York, EUA

Los Angeles e região

'Anos Incríveis'

A casa de Kevin Arnold

A pacata vizinhança em que Kevin Arnold passa a adolescência é um típico subúrbio das cercanias de Los Angeles. O local foi descoberto anos depois do fim da série, por fãs, já que os produtores escondiam o paradeiro do bairro onde também estão as casas de Winnie Cooper e Paul Pfeiffer. Fãs mais atentos repararão que, na casa de Kevin, a tabela de basquete sobre a entrada da garagem onde ele e Paul costumavam duelar continua existindo.

Onde fica: University Ave, 516, Burbank, Califórnia

'Love'

A casa da Mickey

A morada que a protagonista divide com a australiana Bertie está localizada em Los Angeles, na região de Silver Lake, a cerca de 30 minutos a pé do posto de gasolina onde ela conhece Gus no primeiro episódio. Atualmente, há tanta vegetação no terreno que até fica difícil enxergar o simpático imóvel.

Onde fica: N Occidental Boulevard, 711, Los Angeles, EUA

A casa do Gus

Já o conjunto de apartamentos onde vive Gus, chamado de Springwood na série, leva o nome de Oakwood na vida real. Fica próximo aos estúdios da Universal e da Warner Bros, para onde o personagem se muda após se separar da antiga namorada, logo no começo da trama.

Onde fica: Barham Bouelvard, 3700, Los Angeles, EUA

Havaí

'Lost'

A ilha

O avião que cai no primeiro episódio da série despenca na paradisíaca praia de Mokule'ia, uma comunidade do litoral norte da ilha de Oahu, no Havaí. Após a primeira temporada, a série teve filmagens em outros locais da ilha, incluindo a praia Police, perto da de Haleiwa. Dá para passear bastante pelas fotos postadas por usuários do Google.

Onde fica: Praia Mokule'ia, em Oahu, e região, no Havaí, EUA

Highclere (Reino Unido)

'Downton Abbey'

O castelo

Seu sonho sempre foi chegar perto da aristocracia britânica e explorar a imensa residência da família Crawley, o Castelo de Highclere? O imóvel foi construído em 1679 e fica na cidade inglesa de Highclere, em uma propriedade de 5.000 acres (mais de 20 milhões de metros quadrados). Atualmente está fechada para visita devido à pandemia.

Onde fica: Highclere Park, Highclere, Inglaterra

São Paulo

'Mundo da Lua'

O Lar dos Silva e Silva

A residência da família de Lucas Silva e Silva se encontra na região oeste de São Paulo e mudou bastante nos últimos 30 anos, do muro à fachada. O UOL visitou o local em 2016 e descobriu que lá vivia a diretora de cinema e publicidade Fabrizia Pinto, filha do cartunista Ziraldo, que codirigiu o filme "Menino Maluquinho 2" com Fernando Meirelles.

Onde fica: Rua Zapara, 97, Vila Madalena, São Paulo

Confira o mapa com todos os cenários mostrados acima