Topo

Pesquisa prevê que até 60% das estreias de cinema para 2020 serão adiadas

Cinema  - Getty Images/EyeEm
Cinema Imagem: Getty Images/EyeEm

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 11h58

Um relatório feito pela Ampere Analysis prevê que até 60% dos roteiros escritos em todo o mundo para cinema e televisão com previsão de estreia para 2020 serão adiados devido ao coronavírus. O documento ainda informa que até 10% das comédias e dramas planejados para este ano serão descartados completamente e estima que os efeitos da pandemia serão sentidos até 2021.

Para o segundo semestre, a Ampere estima que as emissoras e empresas de entretenimento lancem, com base na previsão anterior, de 5% a 10% menos roteiros de novos títulos. O relatório também informou que mais da metade dos projetos de roteiro que seriam lançados no segundo semestre de 2020 correm risco de atraso devido à pandemia.

"Existe uma certeza entre a atual incerteza: a pandemia da covid-19 mudará a indústria de produção de TV muito além do fim do bloqueio. Inicialmente, esperamos que atrasos causem lacunas nas programações de lançamentos de scripts de TV, que emissoras e players de streaming terão que preencher com outro conteúdo", explicou Fred Black, analista sênior da Ampere Analysis.

A indústria do entretenimento foi uma das grandes afetadas com a pandemia do novo coronavírus. Entre os exemplos, estão a alteração da estreia do live-action de "Mulan", de março para 24 de julho, e os planos da Universal Pictures de gravar um filme com baixo orçamento em meio à pandemia da covid-19.