Leonardo DiCaprio doa 2 milhões de dólares para reserva ambiental africana
Leonardo DiCaprio anunciou hoje seu apoio ao "Virunga Fund", fundo cujo objetivo é dar assistência na manutenção do Parque Nacional Virunga, na República Democrática do Congo. Com esse impulso inicial de dois milhões de dólares (R$ 11,4 milhões), o parque seguirá auxiliando na manutenção da fauna, como faz com o gorila-das-montanhas, ameaçado de extinção.
O auxílio do ator veio em nome da Earth Alliance, instituição fundada por ele com as organizações "Emerson Collective" e "Global Wildlife Conservation". O Parque Nacional Virunga é a área protegida com maior número de espécies de pássaros, répteis e mamíferos no mundo. O local inspirou "Virunga" (2014), documentário da Netflix que contou com produção executiva de DiCaprio.
"Tive a grande honra de conhecer e apoiar a equipe corajosa de Virunga em sua luta contra a perfuração ilegal de petróleo em 2013. Virunga precisa urgentemente de fundos para proteger a população ameaçada de gorilas-da-montanha, para fornecer apoio aos guardas florestais e às famílias dos guardas florestais que faleceram no cumprimento do dever, e para ajudar a realizar esforços essenciais de prevenção de doenças. É fundamental que nos reunamos durante este período de incrível crise", afirmou DiCaprio ao site "Hollywood Reporter".
Virunga fechou suas atividades turísticas em março, por conta do coronavírus, o que resultou em forte queda da renda do parque. No final do mês seguinte, 12 guardas florestais, um motorista e quatro membros da comunidade local foram mortos em um massacre, o mais letal que o continente já viu em reservas como essa.
"Diante do coronavírus e do Ebola, nunca estivemos mais preocupados com o futuro do Parque Nacional de Virunga. Os guardas florestais de Virunga estão correndo contra o tempo para proteger as comunidades locais que cercam o parque e a população ameaçada de gorilas-das-montanhas devido a essas duas ameaças", explica Emmanuel De Merode, diretor do Parque Nacional de Virunga, ao "Hollywood Reporter".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.