Topo

De repente 30: a playlist para entender 30 anos de carreira de Mariah Carey

Mariah Carey completa 30 anos de carreira Imagem: Kevin Winter/Getty Images For dcp

Daniel Palomares e Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 13h59

É dia de celebração no mundo da música! Mariah Carey, uma das maiores divas pop de todos os tempos, completa três décadas de carreira. Ao longo destes anos, a cantora conseguiu o recorde de maior número de hits na primeira posição da Billboard Hot 100 por uma artista solo (19), além de ter influenciado uma geração de artistas que a citam como inspiração. A própria cantora usou as redes sociais para comemorar o aniversário do início de sua trajetória na música.

No meio dessa festança, vamos entender, com 30 músicas, por que Mariah se transformou em uma figura tão marcante no cenário pop.

Relacionadas

O início: "Vison of Love"

No dia 15 de maio de 1990, Mariah Lançou seu primeiro single, "Vision of Love". Não demorou muito para que a canção atingisse o primeiro lugar nas paradas de sucesso, permanecendo na posição durante quatro semanas nos Estados Unidos, e garantindo à cantora um prêmio Grammy de melhor performance —ela também levou o prêmio de Artista Revelação. Estavam dados os primeiros passos na carreira de Mariah.

Mariah para chorar: "Love Takes Time", "I Don't Wanna Cry"

Uma das características da cantora que mais chamaram a atenção no começo de sua carreira foi justamente sua poderosa voz, com um alcance de cinco oitavas. Com ese instrumento e com suas habilidades de composição, Mariah se consolidou com canções de amor emocionantes, daquelas que tocam o coração mesmo, como "Love Takes Time" e "I Don't Wanna Cry".

Clique para acessar conteúdo externo

Mariah para se animar: "Someday", "Always Be My Baby"

Mas nem só de chororô é o repertório de Mariah. Mostrando versatilidade, ela também compôs uma série de melodias animadas para dançar e deixar o coração quentinho, como "Someday", que fala sobre o empoderamento de uma uma mulher após ser dispensada pelo namorado, e "Always Be My Baby", sobre um amor eterno.

Covers de sucesso: "I'll Be There", "Against All Odds", "Without You"

Mariah escreveu a maioria de seu repertório, mas ela também regravou alguns clássicos e encontrou enorme sucesso com eles, como "I'll Be There", do grupo Jackson 5, que se tornou uma de suas canções a atingir o topo das paradas americanas. Ela também fez uma releitura marcante de "Against All Odds", de Phil Collins, em versão que a cantora Anitta já declarou se uma de suas músicas favoritas. Mas talvez o maior sucesso internacional de Mariah em termos de covers seja "Without You", da banda Badfinger. A canção marcou tanto sua carreira, que são poucos os que ainda lembram hoje que ela não era de Mariah originalmente.

Recorde!: "One Sweet Day"

Mariah também marcou de forma incisiva o mundo musical com sua parceria com o grupo Boys II Men. "One Sweet Day", uma canção que fala sobre um dia reencontrar entes queridos, virou um verdadeiro fenômeno e permaneceu 16 semanas consecutivas na primeira posição da Bilboard Hot 100, um recorde histórico que só foi quebrado recentemente com a música "Old Town Road", de Lil Nas X.

Oscar: "When You Believe"

Mariah também marcou espaço na história do cinema, quando uma música cantada por ela, "When You Believe", venceu o Oscar de melhor canção original, pelo filme "O Príncipe do Egito" (1998). Como se não bastasse, o hit foi gravado em parceria com Whitney Houston, até hoje uma das divas mais icônicas da história do pop.

Baladas poderosas: "Hero", "My All", "Butterfly"

O timbre marcante de Mariah fez com que suas habilidades vocais fossem definidas por alguns como "super-humanas", uma vez que ela foi capaz de atingir notas altíssimas. Um dos exemplos está na música "Hero", um clássico de seu repertório, e também de hits como "My all" e "Butterfly".

Mariah inspiradora: "Outside", "Close my Eyes"

Mariah também ficou conhecida por suas letras emotivas e muitas vezes inspiradoras. Em canções menos conhecidas, ela fala sobre as dificuldades da vida e como superá-las, em mensagens que os fãs guardam como joias até hoje. É o caso de "Outside", na qual Mariah fala sobre a dificuldade de ser aceita, e "Close my Eyes", na qual ela narra sua infância conturbada.

Whistles: "Emotions"

Uma das marcas registradas de Mariah é o whistle, ou registro de apito, o tom mais agudo que a voz humana consegue alcançar. Lançada em 1991, "Emotions" chamou a atenção do público justamente pelos diversos whistles de Mariah ao longo da canção, feito que ela repetiria em várias faixas ao longo da carreira. No Brasil, ela ganhou o apelido de "rainha dos falsetes".

Parcerias com rappers: "Heartbreaker", "Fantasy"

Apesar de alguns artistas terem experimentado a inovação antes dela, Mariah foi responsável por popularizar a parceria entra cantoras e rappers, que dominou o fim dos anos 1990 e a década de 2000. Ela cantou com Jay Z, Busta Rhymes, Snoop Dogg e Nas, entre outros.

O comeback: "It's Like That", "We Belong Together", "Don't Forget About Us"

Depois de uma fase em baixa, com o fracasso do filme "Glitter", lançado no mesmo dia dos ataques às Torres Gêmeas de Nova York, em 2001, muitos esperavam pelo retorno triunfal de Mariah à música. O álbum "The Emancipation of Mimi", de 2005, lançou Mariah de volta aos holofotes e conseguiu emplacar o hit "We Belong Together" por 14 semanas em primeiro lugar nas paradas dos EUA.

Sexy Mariah: "Touch My Body", "Shake It Off", "Honey", "#Beautiful"

A persona sexy e provocativa de Mariah também marcou muitas de suas eras e músicas. Canções como "Touch My Body" e "Honey" reforçaram esse lado sensual da cantora e fortaleceram sua pose de diva.

Novelas: "I Want to Know What Love Is"

Mariah emplacou diversas músicas em novelas da Globo desde os anos 1990, mas nenhuma tinha conseguido o impacto de "I Want to Know What Love Is". Cover da banda Foreigner, a música que embalava o casal Luciana e Jorge, de "Viver a Vida" (2009), passou nada menos do que 28 semanas em primeiro lugar nas paradas do Brasil.

Natal: "All I Want for Christmas Is You"

Dezembro é época de Natal e também de ouvir Mariah Carey. A cantora se consagrou com o hit "All I Want for Christmas Is You", lançada em 1994, e que chegou finalmente ao topo das paradas no ano passado, festejando os 25 anos de seu lançamento.

Tik Tok: "Obsessed"

Resposta às provocações constantes de Eminem, "Obsessed" foi lançada em 2009 e trazia Mariah imitando o rapper no clipe. Dez anos depois, a música acabou viralizando no aplicativo Tik Tok, conquistando uma geração de novos fãs que redescobriram o trabalho da cantora.

Carreira atual: "With You", "A No No"

Mariah lançou seu 15º álbum de estúdio, "Caution", no final de 2018. Com boa recepção da crítica e dos fãs, o disco veio acompanhado de dois singles, "With You" e "A No No", e rendeu diversas aparições e até uma turnê mundial.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De repente 30: a playlist para entender 30 anos de carreira de Mariah Carey - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade