PUBLICIDADE
Topo

Astrid Kirchherr, fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos

A fotógrafa Astrid Kirchherr foi a responsável por capturar os Beatles pela primeira vez -  Max Scheler - K & K/Redferns - Getty Images
A fotógrafa Astrid Kirchherr foi a responsável por capturar os Beatles pela primeira vez Imagem: Max Scheler - K & K/Redferns - Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 18h34

A fotógrafa alemã Astrid Kirchherr, que capturou os Beatles pela primeira vez, morreu aos 81 anos. A notícia foi dada pelo historiador dos Beatles Mark Lewisohn em seu perfil no Twitter. Ela morreu na quarta-feira (13), em Hamburgo, na Alemanha, poucos dias antes de completar 82 anos.

O jornal alemão Die Zeit também confirmou a morte Astrid informou que a causa da morte foi uma "breve doença grave", sem especificar qual.

Na publicação de Lewisohn, ele a descreveu como "amiga inteligente, inspiradora, inovadora, ousada, artística, consciente, bonita, amorosa e edificante para muitos". E disse: "Seu presente para os Beatles era imensurável".

Em 1960, depois de assistir a um show dos Beatles em Hamburgo - ainda com a formação John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Pete Best e Stuart Sutcliffe -, Astrid Kirchherr convenceu a banda a acompanhá-la para um parque de diversões, onde tirou as primeiras fotos do grupo.

Kirchherr chegou a ficar noiva do baixista Sutcliffe - que morreu em 1962. O relacionamento deles é retratado no filme "Backbeat" (1994).